(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
enquanto a segunda, de caráter classificatório na Assembleia Geral para eleição dos representantes da sociedade civil.
Foram eleitas, Presidente, Aida Carvalho Vita, e Vice-presidente Maura Vitor Souza. As entidades homologadas foram a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recurso (ADRA), Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna (AMA), Associação Promocional da Mulher e Amparo da Criança e do Idoso Nossa Senhora de Guadalupe (APMACI), Associação Padre Paulo Tonucci.
Ainda, Centro Comunitário Creche Irmã Margarida, Creche Pequeno Lar, Espaço Educativo Santa Maria Madalena, Fundação Regina Cunha (FURC), Grupo De Apoio à Criança com Câncer (GACC), Lar Fabiano de Cristo, Legião da Boa Vontade (LBV), Associação de Pais e Portadores de Síndromes Deficitárias Neurológicas (Núcleo Cuidar), Missão Fala e Núcleo Espírita Maria Dolores (NEMD)).A ex-presidente do CMDCA , Maria D’Ajuda Cavalcanti Lucas, que dirigiu a instituição por dois mandatos (2021-2025), destacou a importância da eleição dos novos dirigentes. “A eleição é importante porque se trata da garantia de direitos de crianças e adolescentes. Pelo Regimento Interno, por dois anos há a representação do governo e nos dois seguintes de instituições da sociedade civil. Agora encerro meu mandato com um saldo positivo”, disse.
“Os grandes avanços no CMDCA de Itabuna aconteceram a partir da Conferência Territorial; espaço na Casa dos Conselhos e locação de novo imóvel para os Conselhos Tutelares I e II e entrega de um veículo; eleição para conselheiros tutelares com urnas eletrônicas, chamamento público para concessão de recursos para seis instituições que receberam R$ 38 mil cada uma com verba do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente”, discorreu Lucas.
No balanço rápido, ela também lembrou que o CMDCA chancelou instituições que desejam desenvolver projetos, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que terá direito à dedução do Imposto de Renda ficando com 80% dos recursos e 20% restantes para o Fundo Municipal de Direitos da Criança e Adolescente para novo Chamamento Público.
Já o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), José Carlos Trindade, destacou as ações na gestão da ex-dirigente do CMDCA. “Foi uma gestão excelente, com projetos inovadores e muito profissionalismo. A ex-presidente Maria D’Ajuda Cavalcanti Lucas está de parabéns. O trabalho desenvolvido merece ser destacado. Pena que não possa haver recondução regimentalmente. Se pudesse continuar, seria o ideal, nos deu segurança porque as ações para crianças e adolescentes foram desenvolvidas com sucesso”, disse.
A Assembléia teve a coordenação da presidente da Comissão Eleitoral Hustana Fernanda Matos (Secretaria Municipal da Educação) e dos membros Maria de Fátima Braga (Fundação Marimbeta) e Emanoela Daltro (Conselho Tutelar); secretária-executiva, Franciony Cecília Bomfim Santos Augusto; e Carlos José Nascimento, analista em assistência e saúde do CMDCA. Como convidados, Elani Santos Calixto de Almeida e Emanoela Lima Daltro, coordenadoras dos Conselhos Tutelares I e I, respectivamente.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito