A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza para a população idosa com Parkinson, Alzheimer e osteoporose em pacientes com diabetes e hipertensão arterial descontroladas, atendimento diferenciado por meio de assistência multidisciplinar que acontece num centro especializado e se apresenta como referência para este público. O Centro de Referência em Diabetes e Hipertensão (CREDHI) e o Centro de Referência em Saúde do Idoso (CRESI) funcionam em um mesmo espaço na Rua Izolina Guimarães, no, Zildolândia, proximidades do Centro de Cultura Adonias Filho.
(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
As duas unidades têm o objetivo de proporcionar a diminuição dos agravos ocasionados pelas doenças e uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
No ano de 2024, o CREDHI atendeu 8.925 pacientes enquanto o CRESIa 4.262 pessoas, segundo a coordenadora do CRESI-CREDHI, a enfermeira Isabelly Soares. Ela explica que o foco da equipe multidisciplinar é trabalhar o controle das doenças por meio de tratamento medicamentoso aliado a mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida.
“Atendemos aos pacientes descompensados, com alterações difíceis de regular ou complicações da doença. Eles são encaminhados pelas unidades de saúde da Atenção Primária e chegam com os exames laboratoriais dos últimos seis meses para podermos dar seguimento ao tratamento”, informa Isabelly Soares. “O nosso atendimento é direcionado para os casos mais graves ou quando se trata de crianças, adolescentes ou gestantes”, completa.
Pacientes idosos contam com especialistas nas áreas de geriatria, nutrição, fisioterapia, psicologia e enfermagem, técnico e em assistência social. Já os pacientes com diabetes e hipertensão contam com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeiro, endocrinologista e cardiologista, técnico e assistente social.
“Nós não conseguimos resultados somente com remédio. Por isso, é importante o atendimento multidisciplinar. A saúde mental e a alimentação, por exemplo, influenciam muito”, reforça a enfermeira Isabelly Soares.
Ela finaliza citando como exemplo uma atividade que é realizada por meio de um grupo psicoterapêutico chamado Harmonia, idealizado pela psicóloga Edinelza Peixoto. “Esse grupo tem ajudado muitas pessoas e tem transformado vidas”, disse a coordenadora do CRESI-CREDHI.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito