Duas ações movimentaram o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), nesta terça-feira, dia 29. A primeira delas, foi um Pit-Stop no corredor das enfermarias em referência à Campanha Abril Pela Segurança do Paciente. A ação foi promovida pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em parceria com a UNEX Itabuna e trouxe o tema “Mais acesso e cuidado integrado”. (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
Durante a manhã e à tarde, estudantes de enfermagem da UNEX abordaram colaboradores e acompanhantes de pacientes para falar sobre a importância dos protocolos de Segurança do Paciente, distribuíram panfletos educativos com dicas para aumentar a segurança do paciente. Pirulitos também foram distribuídos durante o Pit-Stop.
A segunda ação, realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) e o Núcleo de Humanização foi uma abordagem sobre o Abril Verde “Mês de Segurança do Trabalho” e o “Abril Azul’ de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A equipe percorreu os principais setores da unidade hospitalar, com um momento de conscientização sobre a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e sobre o TEA, para dar visibilidade às necessidades de apoio e serviços para pessoas com espectro autista e suas famílias.
“O objetivo é podermos trabalhar sem acidentes e sem doenças, não só no mês de abril, mas em todos os outros meses do ano”, destacou o técnico de segurança do trabalho e presidente da CIPAA, Pedro José de Souza. Já a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Humanização do HBLEM, Elisângela Cata Preta, fez uma breve explanação sobre o Autismo. Ela esclareceu aos colaboradores que o Hospital de Base atende ao Decreto Municipal nº 15.669, de 12 de janeiro de 2024.
O decreto possibilita aos servidores (as) do município que possuem filhos ou dependentes com TEA, entre outras doenças, flexibilizar a carga horária de trabalho, que pode ter uma redução de até 30%, desde que cumpridos os critérios estabelecidos no decreto.
“Aqui os nossos colaboradores recebem o acolhimento necessário, com todas as informações e esclarecimentos de como ter direito à carga horária flexível, conforme determina o decreto”, concluiu.
O Hospital de Base é uma instituição de saúde municipal SUS, que investe em ações educativas ao longo do ano, visando a melhoria da qualidade no atendimento aos pacientes e um maior acolhimento da sua equipe assistencial.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito