i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Papa Francisco é sepultado após adeus emocionado dos fiéis

 

ROMA – Cerimônia reservada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, foi precedida de missa com mais de 450 mil pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano. O papa Francisco foi sepultado na manhã deste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, numa cerimônia reservada. Francisco se torna assim o primeiro pontífice em pouco mais de 100 anos a ser enterrado fora do Vaticano. A Basílica de Santa Maria Maggiore é uma imponente igreja do século V localizada no centro de Roma, onde sete pontífices já foram sepultados. 

 (Veja Mais, Click no Ícone Abaixo)




No fim de 2023, Francisco manifestou o desejo de ser enterrado no local, e não na cripta da Basílica de São Pedro, como acontece há mais de três séculos. O papa argentino tinha uma relação forte com o lugar onde escolheu ser sepultado. Ele passava por lá para orar antes e depois de cada viagem.  Também fez isso após cada uma de suas internações.

Sete papas já foram enterrados na Basílica de Santa Maria Maggiore, o último deles Clemente IX, em 1669, além de outras personalidades, como o arquiteto e escultor Bernini, autor da colunata da Praça de São Pedro. Francisco é o primeiro papa a ser sepultado fora dos muros do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.



O sepultamento de Francisco foi precedido de uma Missa de Exéquias na Praça de São Pedro que reuniu uma multidão calculada em 250 mil fiéis, que não esconderam a emoção. Após a missa, o caixão foi transportado no papamóvel até o local do sepultamento, passando por pontos icônicos de Roma, como o coliseu. O cortejo  foi visto por mais 150 mil fiéis. O Vaticano confirmou que o túmulo do papa será aberto para visitação permanente a partir deste domingo (27). 

Os funerais do papa Francisco marcam o período de nove dias de luto oficial no Vaticano pela morte do pontífice. Após esse período, os cardeais vão se reunir para o conclave e eleger o novo papa, que terá a missão de liderar uma legião de um 1,4 bilhão de católicos no mundo. Francisco comandou a Igreja Católica por 12 anos, após assumir o papado com a renúncia de Bento XVI em 2013.  


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito