(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
A primeira palestrante será a Cacica Jamopoty - Valdelice Tupinambá de Olivença. Com 25 anos de cacicado, ela é a segunda mulher a liderar sua comunidade no Brasil e recentemente recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Uesc, em reconhecimento à sua incansável luta e representatividade. Sua trajetória e sabedoria ancestral certamente enriquecerão o debate.
O segundo convidado é o Professor Dr. Casé Angatu. Indígena, historiador e um dos primeiros doutores indígenas do Brasil, Dr. Casé Angatu é docente da Uesc e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), além de ser autor de diversos livros e morador do Território Indígena de Olivença. Sua perspectiva acadêmica e vivência territorial trarão uma análise profunda sobre as questões indígenas contemporâneas.
Após a palestra, em um gesto de reverência à ancestralidade, será realizado o ritual Porancy na área verde em frente ao pavilhão Adonias Filho. Este momento de celebração e conexão espiritual proporcionará aos participantes uma experiência cultural significativa.
A iniciativa da Uesc em promover este diálogo reforça o compromisso da instituição com a valorização e o reconhecimento dos povos originários, especialmente em um mês tão importante para a conscientização sobre suas lutas e a preservação de suas culturas. A participação de toda a comunidade acadêmica e da sociedade civil é fundamental para fortalecer essa discussão e construir pontes entre diferentes saberes.
Serviço:
- Evento: Palestra "Diálogos Indígenas"
- Data: 29 de abril (terça-feira)
- Horário: 9h
- Local: Auditório do Curso de Direito, 1º andar do Pavilhão Waldir Pires, UESC
- Palestrantes: Cacica Jamopoty - Valdelice Tupinambá de Olivença e Professor Dr. Casé Angatu
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito