A elaboração do Plano Municipal de Contingência (PLANCON) motivou um encontro entre os gestores da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) José Carlos Trindade e da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, Mallory Carvalho Sena na manhã desta sexta-feira, dia 16, quando foi apresentado um questionário com as contribuições que a SEMPS dará à construção do documento. Segundo explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, o Plano de Contingência é uma exigência federal, previsto na Lei nº 12.608, de 2012, no qual estará definido o planejamento operacional de responsabilidade do município voltado para a preparação de desastres mediante a definição de um cenário de risco local.
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
Mallory disse ainda que a elaboração do PLANCON envolve a participação de diversas secretarias municipais, além de órgãos das forças de segurança e entidades e organizações não governamentais da sociedade civil. “Trata-se de um documento estratégico que define os procedimentos e ações a serem tomadas em situações de emergência e desastres”, argumentou.
Para o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade, na elaboração do Plano de Contingência é imprescindível a atuação da SEMPS em casos de desastres naturais, a exemplo de enchentes, porque visa proteger vidas, minimizar danos e garantir uma resposta eficaz a eventos críticos.
“Além de detalhar toda a logística que permita uma resposta mais rápida e eficaz a tais imprevistos, o PLANCON habilita o município a captar junto ao Governo Federal os recursos necessários para a execução das ações previstas”, pontuou Trindade.
A reunião com a diretoria municipal da Defesa Civil contou ainda com a participação da coordenadora de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Suse Mayre Martins, e demais técnicos das duas instituições.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito