A Prefeitura de Itabuna, por meio de uma operação investigativa coordenada pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal (GCM) da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), recuperou em um ferro velho, no Parque Boa Vista, partes do busto danificado do Comendador Firmino Alves, fundador de Itabuna. A peça de cobre e parte das letras foi apresentada ao Comando da Guarda Civil na noite de terça-feira, dia 29, e o principal acusado é investigado. A peça, de alto valor simbólico, para a cidade e seus habitantes, havia sido furtada do pedestal do monumento Praça Santo Antônio, que homenageia o nascimento da cidade, na madrugada de terça-feira, depois de ataques de vandalismo.
(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
O equipamento público foi requalificado e entregue à população pela Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), em agosto de 2023, depois de anos abandonado.
Como a ação de vandalismo ainda está sendo objeto de diligências e investigações pela ROMU/GCM, os materiais apreendidos serão apresentados à Polícia Civil da Bahia no Complexo Policial para as providências policiais e judiciárias necessárias ao esclarecimento dos crimes de furto e receptação do busto do fundador da cidade, cuja estrutura será recuperada.
O busto do Comendador Firmino Alves, figura central na emancipação de Itabuna, foi inaugurado em 28 de julho de 1962, durante as comemorações do cinquentenário da cidade. A data marca os 50 anos da elevação de Itabuna à categoria de município, e o busto foi instalado como homenagem ao homem que teve papel decisivo nesse processo.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito