i

i

.

.

ITB

ITB

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




IFECT da Bahia apresenta projeto de interiorização em Itabuna onde terá campus

Uma equipe técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia apresentou na tarde desta terça-feira, dia 29, no auditório da UNEX, o projeto de interiorização que prevê quatro novos campi nas cidades de Itabuna, Poções, Salvador (Cajazeiras) e Macaúbas na Bahia. o seminário: “A Expansão da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica: desafios da interiorização da Educação Profissional no Brasil”, no auditório da UNEX, centro de Itabuna.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)






Aberto à participação da sociedade civil, o evento reuniu secretários municipais da Educação, técnicos de instituições de ensino superior, empresários, professores, estudantes e representantes de movimentos sociais. A Prefeitura de Itabuna foi representada pelos secretários municipais Rosivaldo Pinheiro (Educação), Lívia Mendes Aguiar (Saúde), Luciano Veiga (Governo) e ó vice-prefeito Josué Brandão Júnior (Planejamento), que representou o prefeito Augusto Castro.



“Estamos seguindo o padrão do que tem acontecido em outros municípios com a terceirização. Além de ter uma Portaria de uma Comissão, que vem trabalhando em várias frentes, há o diálogo com a Prefeitura e a doação de área de terra. Esse seminário antecede a audiência pública que vai acontecer mais à frente. A gente vem fazendo o planejamento para que o IFBA funcione de forma provisória até que a construção seja efetivada”, disse o vice-prefeito.

Segundo explicou, também estão sendo realizadas avaliações orçamentárias diante de cortes orçamentários e contingenciamentos pelo Governo Federal para que haja repasses e a obra seja licitada pelo IFBA. “Provisoriamente, o campus deve funcionar ao lado do curso de Medicina da UNEX, na Avenida José Soares Pinheiro, estando as tratativas bastante adiantadas. O prefeito Augusto Castro tem solicitado o empenho de todos os secretários para que tudo aconteça como planejado e as obras no terreno se iniciem”, acrescentou.

Já o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, disse que essa escola técnica é de grande importância na estrutura do pólo educacional. “Esse seminário é mais um ponto positivo que a gestão Augusto Castro participa porque é o diagnóstico da compreensão onde estamos e que precisa para avançar na construção da educação com viés social. A cidade tem a necessidade de aumentar a capacitação, o conhecimento e a evolução da renda. Então é realmente, política de inclusão”, afirmou.

O seminário aconteceu um dia depois da cerimônias de lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA),. na acontecerá na Avenida Ibicaraí, Bairro Nova Itabuna (próximo à AFYA), como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, que na segunda-feira, dia 28, completou 115 anos da emancipação. O campus Itabuna integra a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada em março de 2024, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No país, serão criados 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, incluindo os quatro novos na Bahia. Por meio de Portaria, a reitora do IFBA, Luzia Matos Mota, designou a servidora Graziela Ninck Dias Menezes, ocupante do cargo efetivo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, coordenação dos trabalhos de implantação do campus Itabuna.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito