i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




IFECT da Bahia apresenta projeto de interiorização em Itabuna onde terá campus

Uma equipe técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia apresentou na tarde desta terça-feira, dia 29, no auditório da UNEX, o projeto de interiorização que prevê quatro novos campi nas cidades de Itabuna, Poções, Salvador (Cajazeiras) e Macaúbas na Bahia. o seminário: “A Expansão da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica: desafios da interiorização da Educação Profissional no Brasil”, no auditório da UNEX, centro de Itabuna.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)






Aberto à participação da sociedade civil, o evento reuniu secretários municipais da Educação, técnicos de instituições de ensino superior, empresários, professores, estudantes e representantes de movimentos sociais. A Prefeitura de Itabuna foi representada pelos secretários municipais Rosivaldo Pinheiro (Educação), Lívia Mendes Aguiar (Saúde), Luciano Veiga (Governo) e ó vice-prefeito Josué Brandão Júnior (Planejamento), que representou o prefeito Augusto Castro.



“Estamos seguindo o padrão do que tem acontecido em outros municípios com a terceirização. Além de ter uma Portaria de uma Comissão, que vem trabalhando em várias frentes, há o diálogo com a Prefeitura e a doação de área de terra. Esse seminário antecede a audiência pública que vai acontecer mais à frente. A gente vem fazendo o planejamento para que o IFBA funcione de forma provisória até que a construção seja efetivada”, disse o vice-prefeito.

Segundo explicou, também estão sendo realizadas avaliações orçamentárias diante de cortes orçamentários e contingenciamentos pelo Governo Federal para que haja repasses e a obra seja licitada pelo IFBA. “Provisoriamente, o campus deve funcionar ao lado do curso de Medicina da UNEX, na Avenida José Soares Pinheiro, estando as tratativas bastante adiantadas. O prefeito Augusto Castro tem solicitado o empenho de todos os secretários para que tudo aconteça como planejado e as obras no terreno se iniciem”, acrescentou.

Já o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, disse que essa escola técnica é de grande importância na estrutura do pólo educacional. “Esse seminário é mais um ponto positivo que a gestão Augusto Castro participa porque é o diagnóstico da compreensão onde estamos e que precisa para avançar na construção da educação com viés social. A cidade tem a necessidade de aumentar a capacitação, o conhecimento e a evolução da renda. Então é realmente, política de inclusão”, afirmou.

O seminário aconteceu um dia depois da cerimônias de lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA),. na acontecerá na Avenida Ibicaraí, Bairro Nova Itabuna (próximo à AFYA), como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, que na segunda-feira, dia 28, completou 115 anos da emancipação. O campus Itabuna integra a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada em março de 2024, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No país, serão criados 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, incluindo os quatro novos na Bahia. Por meio de Portaria, a reitora do IFBA, Luzia Matos Mota, designou a servidora Graziela Ninck Dias Menezes, ocupante do cargo efetivo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, coordenação dos trabalhos de implantação do campus Itabuna.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito