A Prefeitura de Itabuna, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI, executado pelo Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), está desenvolvendo ações de proteção, informações e orientação às crianças e adolescentes. Nesta quinta-feira, dia 28, as equipes de profissionais do PETI visitam a Escola Betel, atualmente instalada provisoriamente no Colégio CISO, no Bairro de Fátima. (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
Nos contatos com os professores, monitores e alunos são prestadas informações sobre os cuidados preventivos ao trabalho infantil, falando sobre o tema adultização e orientando as crianças e adolescentes quanto ao uso de telas e redes sociais.
“Orientamos quanto aos perigos a que estão expostos crianças e adolescentes com o uso do celular. Também orientamos que não devem participar de redes sociais pelos riscos de abusos e exploração sexual, serem alvos de pedófilos e abusadores anônimos. Também alertamos quantos às formas de trabalho infantil, desde o doméstico até a mendicância infantil, que são aquelas crianças em pontos de ônibus e portas de bancos e supermercados pedindo dinheiro, etc.”, comenta Maria D’Ajuda Cavalcanti Lucas.
A coordenadora do PETI disse ainda que as pessoas adultas e a sociedade tomarem consciência e não alimentarem o trabalho infantil e a violação de direitos. “Então, o objetivo desta ação, inclusive com palestras, é conscientizar e orientar crianças e adolescentes. Na segunda parte, vamos envolver pais, responsáveis e familiares e toda a rede escolar municipal e estadual. É preciso dizer não ao trabalho infantil e à exploração e garantir direitos à educação, saúde, assistência social, lazer e cultura”, finalizou.
No próximo dia 11, às 14 horas, ações de proteção, informações e orientação às crianças e adolescentes acontecerão na Escola Municipal Sementeira, provisoriamente, em um imóvel na Rua Felícia de Novaes, no Fátima, proximidades do antigo prédio onde funcionava, mas sofreu danos.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito