No sábado, dia 16, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna (SEAGRIMA), João Carlos Oliveira da Silva, gravou um vídeo parabenizando a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI) pelo transcurso dos 130 anos de sua criação em 1895. “É data de uma simbologia muito grande para todo o estado, principalmente hoje quando a agricultura se destaca como base econômica e social da Bahia”, afirmou. Entre 2021 e 2022, o titular da SEAGRIMA ocupou o cargo de secretário da SEAGRI e na mensagem ele afirma que tem um orgulho muito grande de ter ocupado o posto
(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
“Quero dividir esse mérito com todos os servidores que na verdade são o grande patrimônio desta instituição. Parabéns Estado da Bahia, parabéns SEAGRI por esta construção coletiva”, finalizou.
Desde sua criação, a SEAGRI é protagonista do desenvolvimento do estado, marcado por profundas transformações, acompanhando a evolução da agropecuária baiana até torná-la a maior força do setor no Nordeste brasileiro. Na Região Cacaueira da Bahia, por exemplo, foi responsável pela criação em 1931 do Instituto de Cacau da Bahia (ICB), órgão responsável pelo e impulsionamento da lavoura, a partir da pesquisa e extensão rural e, posteriormente, pela comercialização do cacau.
Além disso, coube ao ICB organizar a produção e comercialização do cacau, especialmente após a crise econômica provocada pela quebra da Bolsa de Nova York em 1929. Também impulsionou o desenvolvimento regional com a abertura de estradas rurais, implantação de meios de transporte, como a extinta Companhia de Viação Sul Bahiano (SULBA), e serviços públicos nas zonas produtoras, colaborando com órgãos oficiais e privados.
Outros importantes órgãos da SEAGRI com atuação no Sul da Bahia são: a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), que garante a sanidade vegetal e animal, protegendo a produção e a saúde pública, e a Bahia Pesca, com a promoção da pesca e da aquicultura. Outro órgão essencial foi a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), cujo legado de excelentes técnicos e profissionais de assistência técnica e extensão rural é sempre lembrado.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito