O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), deu início, na manhã de segunda-feira, dia 1º, à Campanha Setembro Verde de conscientização sobre a doação de órgãos, com a realização de um Pit-Stop educativo. A ação, promovida pela Organização de Procura de Órgãos – OPO Sul, vinculada ao Hospital de Base, teve como objetivo sensibilizar colaboradores e visitantes da unidade hospitalar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para pacientes que aguardam na fila por um transplante.
(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
No controle de acesso do HBLEM, a equipe de enfermagem da OPO Sul distribuiu lacinhos verdes – símbolo da campanha – e panfletos informativos.
Ao longo de todo o mês, a equipe da OPO Sul realizará palestras no interior do hospital e também em outras instituições de saúde, como secretarias municipais, clínicas, hospitais, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de escolas técnicas e faculdades de Itabuna e Ilhéus.
O ponto alto da campanha será o plantio de árvores nativas da mata atlântica na área verde do HBLEM com a presença de colaboradores da instituição, famílias de doadores e representantes da sociedade. A programação inclui ainda o Cine Setembro Verde e será encerrada no Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) até julho deste ano cerca de 3.820 pacientes aguardavam por transplantes na lista de espera, sendo 2.123 de rins, 56 de fígado, 1.640 de córneas e um de coração.
O médico coordenador da OPO Sul no HBLEM, Paulo Medauar Reis, destacou que a principal mensagem da campanha é a valorização de um simples ato de amor:
“A doação de órgãos pode salvar muitas vidas. Um único doador pode salvar até oito pessoas. Por isso, é essencial que cada pessoa comunique à sua família a intenção de doar”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito