i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Circo Picolino lança Convocação Artística (....) Festival Internacional Viva o Circo - ano XL


Sob o manto da lona, onde cada salto é também memória e cada riso é promessa de futuro, o Circo Picolino abre a Convocação Artística Anselmo Serrat, em homenagem ao criador e mestre que lançou as bases de um projeto transformador para o circo brasileiro. A convocatória selecionará números, espetáculos e performances circenses que irão compor a programação do Viva o Circo – Ano XL | Festival Internacional, que acontece em Salvador no mês de dezembro (entre 01 e 14). As inscrições estão abertas até 25 de setembro de 2025, por meio de

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





 formulário online disponível no Linktree do perfil oficial @circopicolino. Podem se candidatar artistas solo, grupos, trupes, coletivos ou companhias do Brasil e do mundo, com propostas que tenham prioritariamente a linguagem circense como essência. Para facilitar o processo de inscrição, o Circo Picolino oferece um edital mais acessível à classe artística, permitindo que aqueles que tenham dificuldade na escrita enviem, em substituição, um vídeo de até sete minutos explicando o projeto.



Uma curadoria especializada ficará responsável pela seleção das propostas, observando critérios de qualidade artística e estética, experiência da equipe, adequação aos espaços do festival e potencial de intercâmbio cultural com a cena local. O resultado será divulgado em outubro de 2025, no perfil @circopicolino no Instagram. Os espetáculos escolhidos terão garantidos transporte, hospedagem, alimentação, cachê/ajuda de custo e espaço de apresentação equipado, cabendo aos artistas a responsabilidade por cenários, figurinos e eventuais direitos autorais.




Mais que um edital, esta convocação é um chamado à continuidade de uma trajetória que atravessa gerações. Desde sua primeira edição em 1986, o Viva o Circo cresceu de um gesto tímido de alunos exibindo suas primeiras acrobacias para se tornar referência cultural da Bahia e do Brasil, abrindo pontes de intercâmbio internacional e celebrando tanto a tradição popular quanto às linguagens circenses contemporâneas.


Em 2025, no Ano XL, o festival se reafirma como uma celebração de quatro décadas de arte, resistência e encantamento, reunindo artistas nacionais e estrangeiros em uma programação que combina memória, inovação e futuro. Por isso, a escolha de homenagear o Anselmo Serrat, que adorava convocar artistas e sociedade para vivenciarem as artes circenses sob as estrelas da lona Picolino.


Mérito Cultural

Anselmo Serrat (1948–2020) foi fotógrafo, cineasta e diretor de fotografia antes de se entregar de corpo e alma ao universo do circo. Nos anos 1980, em São Paulo, estudou na Academia Piolin e fundou o Grupo Tapete Mágico, levando espetáculos a diferentes cantos do Brasil. Em 1985, ao lado de Verônica Tamaoki, aporta em Salvador, apaixonado pela terra de todos os Santos e Orixá funda a Escola Picolino de Artes do Circo, a primeira do Nordeste.


A Picolino tornou-se referência em arte-circo-educação, formando gerações de artistas, sobretudo jovens em vulnerabilidade social. Como diretor, Serrat inovou ao unir tradição circense, teatro, música e cultura popular na estética do Novo Circo. Espetáculos como PanosBatuqueGuerReiro e Jorge, Amado no Circo marcaram sua assinatura poética e social. Criou projetos permanentes como Todo Mundo Vai ao Circo e o festival Viva o Circo, hoje de relevância internacional. Inventor de sonhos e mestre de gerações, Serrat deixou um legado que segue vivo sob a lona do Circo Picolino.


Residência

Paralelamente à Convocação Artística, o Circo Picolino mantém abertas, até o dia 8 de setembro de 2025, as inscrições para a Residência de Formação e Qualificação Técnico-Artística. A iniciativa vai reunir 20 artistas circenses de todo o Brasil, que ao longo de três meses mergulharão em um processo intenso de aprendizado, experimentação e criação colaborativa.


A residência propõe encontros regulares de formação técnica e criativa, trocas de experiências e vivências que atravessam o corpo, a cena e a coletividade. Esse percurso culminará na criação de um espetáculo inédito, concebido coletivamente pelos residentes, que terá sua estreia durante a programação oficial do Festival Internacional Viva o Circo – Ano XL, em dezembro. Vale pontuar que, 10 artistas serão contemplados por um Bolsa Auxílio.


Picolino: 40 anos de arte e educação

Mais do que comemorar 40 anos, o Circo Picolino e o Viva o Circo celebram o legado de Anselmo Serrat e reafirmam a missão de preservar e expandir o circo como espaço de resistência, poesia e transformação social. Fundado em 1985, o Circo Picolino é referência nacional em arte-educação circense e marco cultural da Bahia. Reconhecido como utilidade pública estadual e municipal, e agraciado com a Ordem do Mérito Cultural pela Presidência da República, preserva e fortalece o cenário circense baiano e brasileiro.


O Viva o Circo ano XL - Festival Internacional é um projeto contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) – Lei nº 14.399/2022, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.


Serviço

Convocação Artística Anselmo Serrat – 40º Festival Internacional Viva o Circo – Ano XL

 📍 Circo Picolino – Salvador/BA

 📅 Festival: dezembro de 2025

 📅 Inscrições até 25 de setembro de 2025

 🔗 Formulário online: disponível no Linktree do perfil @circopicolino

 📢 Resultado: outubro de 2025


👉 Podem participar artistas solo, trupes, coletivos, companhias e grupos do Brasil e do mundo, com espetáculos, números ou performances de linguagem circense.

 👉 Para facilitar o processo de inscrição, quem tiver dificuldade em escrever pode enviar um vídeo de até 7 minutos apresentando o projeto.


Residência Artística
📅 Inscrições abertas até 8 de setembro de 2025
📢 Resultado: 12 de setembro de 2025, no perfil @circopicolino

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito