i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Pesquisadora da Uesc conquista Prêmio Capes de Tese 2025

A tese “BASIDIN Afeta o Desenvolvimento e Resistência em Plantas”, de autoria de Keilane Silva Farias, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), recebeu o Prêmio Capes de Tese 2025 na área de Ciências Agrárias I. O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Carlos Priminho Pirovani e orientado pelo professor Dr. Ronaldo Dalio. A pesquisa investigou o efeito BASIDIN, produzido pelo fungo Moniliophthora perniciosa — causador da doença vassoura de bruxa do cacaueiro —, (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)





avaliando seu uso como indutor de resistência em sementes e plantas de alface e soja. Os resultados, que resultaram no depósito de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), indicam potencial aplicação do BASIDIN como biodefensivo para uma agricultura mais sustentável.

 

O estudo recebeu financiamento do Programa de Mestrado e Doutorado para a Inovação (CNPq) e contou com parceria da empresa IdeeLab Biotecnologia Ltda. Segundo a pesquisadora, a conquista reflete dedicação, colaboração e o apoio da equipe de orientação, colegas e familiares, além de sua fé pessoal.

 

O professor Carlos Priminho destacou que, assim como toxinas de serpentes deram origem a medicamentos como o captopril, proteínas efetoras produzidas por patógenos podem ser isoladas, estudadas e aplicadas como soluções para a agricultura. No caso da BASIDIN, a descoberta abre caminho para novas estratégias de controle de doenças em diferentes culturas.

 

Natural de Itabuna, Keilane é licenciada em Ciências Biológicas, mestre em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos e doutora em Genética e Biologia Molecular pela Uesc. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado no Peru, com pesquisas sobre doenças do cacau, financiadas pelo CNPq.

 

O Prêmio Capes de Tese reconhece anualmente os melhores trabalhos defendidos no país, considerando originalidade, relevância e impacto científico, tecnológico e social. A premiação reforça a excelência acadêmica do PPGBM da Uesc, referência na formação de profissionais capacitados para contribuir com a inovação e a sustentabilidade na agricultura brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito