i

i

.

.

ITB

ITB

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura de Itabuna e RCI realizam a desobstrução das comportas do Rio Cachoeira

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretária de Infraestrutura e, Urbanismo (SIURB), e a empresa contratada RCI Construção e Meio Ambiente Ltda. que executa as obras e serviços da nova ponte sobre o Rio Cachoeira ligando a Avenida Amélia Amado ao Bairro da Conceição fizeram a desobstrução das comportas da barragem. A limpeza e manutenção das comportas têm por objetivo remover baronesas e outros detritos, especialmente troncos de árvores, do leito rio rio. Essa ação tem por objetivo auxiliar no avanço das obras da construção da nova ponte no âmbito do Programa de Integração Itabuna 2030.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





Os serviços de manutenção e desbloqueio das comportas do rio são realizados pelos funcionários da empresa RCI Construção e Meio Ambiente, que desde a semana passada com auxílio de um caminhão guincho tem intensificado a ação que, além de ser muito importante para o escoamento das águas do rio, auxiliam na progressão do ritmo das obras, já melhoram a segurança da logística e possibilita o transporte de materiais, equipamentos.



O analista de infraestrutura e urbanismo da Prefeitura, o engenheiro civil, Gabriel Abílio conta que a manutenção das comportas do rio auxilia na realização de estudos precisos do solo como a batimetria (medição e mapeamento da profundidade do corpo d'água)

Além disso, a geotécnica (estudo do comportamento de solos e rochas para garantir a segurança e estabilidade de obras, como fundações, barragens, túneis e contenções), a instalação das sapatas (fundação de armado que formam a base inferior do alicerce, distribuindo as cargas dos pilares e paredes para o solo) no leito do rio e reduz o impacto ambiental.

“Com as comportas limpas, a gente reduz o impacto ambiental e contribui para a boa qualidade da água e do ecossistema local, o que permite a obra estar em conformidade com as exigências ambientais”, disse Gabriel.

A engenheira civil da empresa RCI Jéssica Chaussê Santos explicou que a execução de limpeza das comportas pretende liberar entre 20 e 30 centímetros das do nível da água do rio a montante e isso facilita o fluxo da água e a viabilidade dos serviços como a construção das fundações. 


“A execução da limpeza do Rio Cachoeira é fundamental não só para o avanço das obras como também contribui para a prevenção de enchentes e revitalização do ecossistema”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito