i

i

.

.

ITB

ITB

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




“Caminhoneiros do Brasil” celebra os protagonistas das estradas que movem o país...

 

Após a estreia nacional realizada em São Paulo, o projeto “Caminhoneiros do Brasil” inicia sua jornada itinerante pelo país e aporta na região Sul da Bahia com uma programação especial nos dias 6 e 7, em Ilhéus, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Teatro Municipal, respectivamente, e dia 8, às 18 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, em parceria com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A iniciativa reúne livro, documentário e exposição fotográfica, revelando o cotidiano, os desafios e a dimensão cultural da vida dos caminhoneiros — profissionais que respondem por mais de 60% do transporte de cargas no Brasil, 

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)





segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). exposição será por 30 dias e haverá mesa-redonda e exibição do documentário

Idealizado pela produtora cultural Barro de Chão e patrocinado pelos Lubrificantes Mobil™, com viabilização da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto busca dar visibilidade e reconhecimento a esses protagonistas das estradas.


“Mais do que uma profissão, a vida dos caminhoneiros é uma jornada marcada por desafios, sacrifícios e histórias de superação que muitas vezes não chegam ao grande público e agora ganham rostos e vozes. Com o projeto Caminhoneiros do Brasil, buscamos dar visibilidade a esses protagonistas da estrada, registrando em imagens e relatos a dimensão humana e cultural de quem mantém o país em movimento”, declara o produtor cultural e curador do projeto Mauro Rossi, CEO da Barro de Chão.

A proposta se concretiza em três frentes: livro, documentário e exposição fotográfica itinerante, todos produzidos a partir de entrevistas com centenas de caminhoneiros de diferentes regiões do país. Os conteúdos estão disponíveis gratuitamente no canal oficial do projeto no YouTube.

“As imagens e relatos coletados revelam aspectos culturais, emocionais e humanos da estrada, mostrando que cada entrega vai muito além da carga transportada, carrega sonhos, sacrifícios e dedicação”, destaca Marília Goldschmidt, gerente executiva de marketing da Moove, empresa responsável pela produção e comercialização dos Lubrificantes Mobil™.

LANÇAMENTO NA UESC

Em Ilhéus, a programação teve início nesta segunda-feira, dia 6 , às 14h, no Auditório Paulo Souto da UESC, com a exibição do documentário e uma mesa-redonda que reunirá convidados para refletir sobre os desafios e a importância da profissão.

Na terça-feira, dia 7, às 18h, acontece no Teatro Municipal de Ilhéus com a abertura da exposição fotográfica, que ficará em cartaz por 30 dias, acompanhada de nova sessão do documentário e de mais uma mesa-redonda, reforçando o diálogo entre caminhoneiros, comunidade acadêmica e público em geral.

A proposta é levar ao público uma experiência imersiva sobre o cotidiano dos caminhoneiros, reforçando a mensagem de que cada quilômetro rodado é também um pedaço da história do Brasil.

SERVIÇO

Projeto “Caminhoneiros do Brasil” – Livro, Documentário e Exposição Fotográfica Itinerante
Produção: Barro de Chão
Patrocínio: Lubrificantes Mobil™
Viabilização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura
Acesso gratuito ao livro: 
Canal Caminhoneiros do Brasil no YouTube

FICHA TÉCNICA

Idealização e realização: Barro de Chão Editora e Produções Ltda.
Direção geral: Mauro Rossi

Produção executiva: Mirelle Hampel, Mauro Rossi
Patrocínio: Lubrificantes Mobil™

Pesquisa: Victor Melo, Leonardo Vinhas, Zozi Mendes, Celene Sousa, Lucas Hampel Meireles, Beatriz Siqueira, Ed Staudinger, Lívia Santana, Julian Alhadef, Marcelo Vargas, Mauro Rossi, Mirelle Hampel
Texto: Victor Melo
Legendas: Lívia Santana, Mauro Rossi, Mirelle Hampel, Beatriz Amaral, Lucas Hampel
Edição de texto: Leonardo Vinhas
Tradução: Sabrina Gledhill
Revisão de texto: Patrícia Calazans
Direção de arte: Mauro Rossi
Projeto gráfico: Regularswitch
Editoração eletrônica: Zozi Mendes
Fotografias: Julian Alhadef, Lucas Hampel Meireles, Mauro Rossi, Aramaca
Ilustração capa: Nik Neves
Curadoria: Mauro Rossi
Projeto editorial: Barro de Chão, Mantra, Culturando
Audiovisual: Julian Alhadef
Web design: Lucas Hampel Meireles
Trilha sonora: Ed Staudinger
Tratamento de imagens: Culturando, Mantra
Relações internacionais: Monique Rossi, Mauro Rossi, Mirelle Hampel, Gabriel Meireles
Assessoria para lei de incentivos: Luli Hunt
Prestação de contas: Luli Hunt, Cidadania Corporativa Arte e Cultura
Apoio institucional: CLIA Empório, Usina Ipojuca, Trio Barretão, Rodopiro, Log Place, Caminhoneiros Surdos do Brasil, G10 Favela

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito