Imagem cedida Pauta blog
A Prefeitura de Itabuna, por intermédio do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos, tem intensificado a remoção de lixo no trabalho diário de manutenção da limpeza da cidade para evitar focos de doenças e de animais roedores, insetos e aves. Apesar de todo esforço, pede a cooperação da população para que evite o descarte irregular e pontos viciados de lixo, especialmente de carroceiros. Segundo o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, as equipes próprias e da Biosanear trabalham sob forte demanda na retirada de entulhos e todos os dias tem monitorado algumas localidades, inclusive recolhendo flagrantes de descarte de lixo e restos de construção civil (RCC) por carroceiros e carros pega frete.
(Veja Tudo, Click no Ícone Abaixo)
“Atualmente, temos utilizado duas caçambas e duas retroescavadeiras da concessionária Biosanear e uma retro e uma caçamba da Prefeitura, mas os equipamentos têm sido insuficientes no dia a dia para dar conta do trabalho de limpeza com a remoção de resíduos sólidos ao aterro sanitário contratado da CVR Costa do Cacau. É um trabalho que custa caro aos cofres públicos”, enfatiza Pellegrini.
“Além disso, estamos realizando o Programa Ponto Zero objetivando zerar os pontos de lixo viciados e os que surgem pela falta de cooperação das pessoas em várias localidades da cidade. Estamos num importante entroncamento rodoviário na região, com passagem do sertão para o litoral, com destaque para as costas do Dendê, Cacau, Descobrimento e das Baleias. Então, devemos todos contribuir evitando o descarte criminoso de lixo e entulhos”, desabafa.
“Com o descarte de resíduos sólidos em quaisquer locais, além dos focos de doenças e de animais roedores, insetos e aves, há a contaminação do meio ambiente pondo em risco a saúde de todos. Em toda a cidade temos coleta domiciliar diária, o que não justifica o descarte aleatório. É preciso que os moradores tenham a consciência de que o lugar do lixo é no lixo e não tem terrenos baldios, esquinas e praças públicas”, conclui.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito