Egressa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a pesquisadora Lavinia Brasilino de Moraes, ex-aluna do curso de Pedagogia e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação PPGE/UESC, obteve o primeiro lugar no 3º Prêmio Ciência pela Primeira Infância, na Categoria Mestrado, cujo resultado foi divulgado no dia 30 de outubro de 2025, em São Paulo. O prêmio é instituído pelo Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI), uma coalizão interinstitucional que produz e dissemina conteúdo científico sobre o desenvolvimento na primeira infância.
(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
O Núcleo reuniu os finalistas do prêmio, no Insper, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de outubro, para um encontro presencial com o objetivo de aprofundar o olhar sobre o cenário de políticas públicas para a primeira infância no Brasil.
A dissertação de autoria de Lavinia Brasilino de Moraes, intitulada "Vai querer que eu pinte dessa cor mesmo? Marrom!? Vai ficar feio!" - Diálogos com crianças sobre as relações raciais na Educação Infantil do Campo, foi orientada pela professora doutora Emília Peixoto, do Departamento de Ciência da Educação (DCiE) da Uesc.
O trabalho de Lavínia está entre os cinco vencedores do 3º Prêmio Ciência pela Primeira Infância, selecionados entre 158 pesquisas inscritas de todas as regiões do País. Um estudo que entrelaça uma rede de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, e uma das pesquisas do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional CNPq - PPeGE, financiado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a CAPES.
Ao parabenizar sua orientanda, a professora Emília Peixoto destacou que “é muito importante essa conquista porque nos mostra que estamos no caminho certo, e que produzir conhecimento dessa natureza envolve compromisso ético, rigor teórico metodológico e muitas parcerias.”





0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito