A Prefeitura de Itabuna, através da Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde tem vivenciado momentos especiais no decorrer desta semana por conta da visita de representantes da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). O município foi um dos 29 selecionados entre 470 inscritos no Projeto “Rede Colabora APS: Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde”, da ENSP/Fiocruz. Na manhã desta quarta-feira, dia 26, a equipe visitou o assentamento Associação Grapiúna dos Agricultores Familiares (AGRAFAM) onde vivenciou uma experiência única. “Nessa comunidade conseguimos mostrar na prática, dentre tantas experiências desta semana, o que é o nosso Projeto APS em Movimento: porque a Saúde precisa estar onde povo está”, projeto este que foi inscrito e selecionado pela Fiocruz”, comentou a coordenadora do Departamento da Atenção Primária, Dayse Santos.
(Veja os Vídeos e as Fotos desse Evento)
(Click no Ícone Abaixo)
1º Vídeo
“Esse momento de troca de experiências e de intercâmbio entre os representantes dos municípios selecionados pela Rede Colabora APS da Fiocruz é muito importante. Só reforça que estamos no caminho certo, desenvolvendo ações que impactam positivamente no dia a dia da população”, comentou a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.
Ela ainda completou que a partir da territorialização foi possível identificar as necessidades dessa comunidade e levar os serviços de saúde até lá. “Com o apoio da AGRAFAM montamos um Núcleo de Saúde da Família que atende essas famílias uma vez por semana”, explica.
A programação contou ainda com a presença de autoridades, a exemplo do secretário municipal de Agricultura, João Carlos Oliveira da Silva e do vereador Zé Alberto (PSB), além de visitantes. Lá foi possível conhecer a identidade cultural da comunidade, a exemplo da Feira da Agricultura Familiar, plantações de cacau, comidas típicas, música regional com o cantor Jaffet Ornelas, o Núcleo de Saúde da Família em pleno atendimento e fazer uma escuta ativa junto à comunidade local.
Para a psicóloga Stefânia Soares, “o trabalho desenvolvido pela Atenção Primária de Itabuna serve de modelo para outros municípios e esta é a razão de trazermos representantes de outras cidades do país para conhecer de perto”.
A representante do Departamento da Atenção Primária de Quissamã (RJ), Alba Abreu, disse ter ficado encantada com o projeto. “Estamos muito entusiasmados com o que vimos. Irei levar muita coisa boa para compartilhar na minha cidade”, afirmou
.jpeg)




.jpeg)












0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito