(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
A subsecretária aproveitou o momento para ressaltar a importância do amor, cuidado e da dedicação no exercício diário das atividades e da necessidade de as pessoas cuidarem de si, para então estarem preparadas para cuidar do outro.
“Todo paciente é o amor de alguém. Precisamos sempre lembrar que trabalhar com pessoas exige preparo e também amor ao próximo”, comentou. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo em que chamou a atenção para a essência do povo brasileiro e suas diferentes etnias (negros, brancos, índios e ciganos).
A coordenadora do Departamento da Atenção Primária, Dayse Santos, fez um breve balanço das ações realizadas ao longo destes anos e realçou as conquistas que marcaram a história de Itabuna, citando o Processo de Territorialização da Saúde e a sanção da Lei Municipal de Políticas Públicas de Equidade em Saúde (Lei nº 2.677/2024).
“Com esta lei, Itabuna tornou-se o 1º município da Bahia a incentivar, promover e garantir o acesso e atenção à saúde para diferentes pessoas, respeitando a identidade étnica, social e de gênero”, comentou Dayse Santos.
“Nós temos a responsabilidade de acolher bem pela referência de termos bons médicos, enfermeiros, técnicos, mas também pelo bom funcionamento de toda Rede, que começa pela Atenção Primária”, completou.
Também foi apresentado um panorama da Atenção Primária à Saúde (APS) após a implantação do processo de territorialização. Neste processo foi identificada uma população de 192.105 habitantes em Itabuna para o teto de cobertura de 100% da APS. Atualmente, são 53 Equipes de Saúde da Família (ESF). distribuídas em 34 Unidades de Saúde da Família (USF).
Para encerrar, foi realizada uma Oficina de Capacitação com o professor Doutor Ricardo Dantas visando fortalecer o diálogo do respeito à diversidade, a pluralidade, considerado um ponto extremamente importante do Sistema Único de Saúde (SUS).

,%20destacou%20a%C3%A7%C3%B5es%20positivas%20na%20Secretaria%20de%20Sa%C3%BAde%20de%20Itabuna,%20nos%20%C3%BAltimos%20anos%20-%20Fotos%20Divulga%C3%A7%C3%A3o.jpeg)




0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito