i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Legislativo Exalta Influência da Etnia Cigana para Itabuna

Pela primeira vez na história itabunense, o Legislativo celebrou o Dia Municipal da Etnia Cigana. A sessão especial, nessa quinta, 24, regada a muita dança e música, exaltou a influência cultural do povo cigano em Itabuna. A inserção da data no calendário de eventos do Município deve-se à Lei 2.422/18, criada pelo vereador Beto Dourado e sancionada pelo prefeito Fernando Gomes.



A mestranda Dayse Santos, cuja dissertação “Filhos do Vento” motivou a lei itabunense, defendeu o cumprimento de políticas públicas – em saúde e educação e cultura – junto aos ciganos, mais conhecidos pelo nomadismo. Ela recordou que o Sistema Único de Saúde (SUS) já assegura atendimento médico para esse grupo étnico mesmo sem a comprovação de endereço fixo.

Cigano nascido em Ubaitaba, o professor universitário Jucelho Dantas, hoje com doutorado, reconheceu a importância histórica a Lei itabunense. Para o docente, “os ciganos têm esse direito de serem considerados cidadãos”. O cigano Cosme Rebouças enxerga a data como “uma vitória”. No ensejo, pediu escolas dentro dos acampamentos. “Os ciganos estão estudando”, justificou.

Pela Lei, o Dia da Etnia Cigana deve ser festejado anualmente no dia 24 de maio e organizado pela comunidade cigana radicada no Município. “Precisamos de união para que o povo entenda a importância do ato de hoje”, exortou Beto Dourado. Nesta primeira edição, houve participação de representações governamentais (FICC) e universitárias (UFSB e UESC).

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito