i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Ilhéus- Prefeito, moradores e comerciantes das avenidas ACM e Litorânea discutem mobilidade urbana

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, discutiu com moradores e comerciantes das Avenidas ACM e Litorânea Norte, no Bairro Malhado, ideias que possam colaborar com o projeto de requalificação e mobilidade urbana na localidade. A reunião aconteceu na tarde de ontem (22), no auditório do Centro Administrativo, no Bairro da Conquista, com o objetivo de compartilhar e ouvir sugestões em torno da intervenção.
                                                        (Saiba Mais, Click Abaixo)



Atualmente, as duas principais avenidas do Malhado funcionam em mão dupla. De acordo com o novo projeto, as vias paralelas terão sentido único e fluxo oposto, numa tentativa de desafogar o trânsito da região com a chegada da nova ponte que vai ligar o centro da cidade com o bairro Pontal.



Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre salientou que estes encontros com a comunidade e os comerciantes são importantes para ouvir o que os cidadãos pensam sobre o assunto e como a Administração pode compatibilizar essas ideias. “Nossa gestão tem sido pautada nas demandas da comunidade e, por isso, trabalhamos olhando para o futuro, recuperando as ruínas deixadas e reconstruindo aos poucos uma nova cidade. Uma cidade mais fluida, mais bonita, com valorização ao morador, comerciante, aos jovens e crianças. Enfim, uma cidade mais justa para se viver”, acrescentou.    


Mão única– Segundo o planejamento, as áreas em estudo integram o ‘coração da cidade’, onde há intensa circulação de pessoas e veículos. Foram feitos estudos para a construção do desenho urbanístico desenvolvido pelo núcleo de projetos da secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes). O projeto prevê que a Avenida ACM seguirá apenas no sentido Sul, enquanto a Litorânea fará o trajeto contrário. As artérias contarão com corredores de ônibus, 2,5 quilômetros de ciclovias, iluminação moderna, construção de bolsões de estacionamento públicos.



O arquiteto Alexandre Amorim relata que todas as avenidas da cidade possuem mão dupla e isso acaba tendo pouco espaço para fluidez e continuidade no trânsito. “Dentro dos estudos do sistema viário, somados ao sistema de transporte público com as demandas da sociedade, compomos um projeto macro para aquela região. A primeira etapa sairá do Parque Infantil e culminará na Avenida Petrobrás com a ACM, totalizando o primeiro trecho com um sistema binário”, explica o arquiteto urbanista.

Moradores e comerciantes elogiam – Rosimeire de Jesus Gomes tem um comércio na Avenida ACM há 28 anos, e acredita, que finalmente, essa região será requalificada com uma grande obra. “Está de parabéns o governo. Espero que se realize o mais rápido possível”, comenta. Já Rafael dos Santos avalia que “Ilhéus precisa mostrar seu potencial turístico e, para isso, a cidade precisa estar preparada. Sem dúvida essa iniciativa desafogará o trânsito e valorizará a região”, salienta ele.

O encontro contou com a participação dos secretários municipais, Alisson Mendonça (Planejamento), Gil Gomes (Governo), Átila Docio (Infraestrutura), Hermano Fahning (Serviços Urbanos), Hélio Ricardo (Comunicação), Alcides Kruschewsky (Turismo), Pawlo Cidade (Cultura), Paulo Sérgio (Indústria e Comércio) e Sérgio Souza (Relações Institucionais), representantes da Superintendência de Trânsito (Sutran), além dos vereadores Fabrício Nascimento e Makrisi Sá.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito