i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Secretaria de Saúde amplia testagens nas unidades de saúde e no Teatro Candinha Dórea

 A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando as testagens para detecção de Covid-19, especialmente no Centro de Testagens montado no estacionamento do Teatro Municipal Candinha Dórea, no Loteamento Nossa Senhora das Graças. O local é a principal referência de coleta de material para diagnósticos. Segundo o gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Émerson Oliveira, 

(Saiba Tudo, Click Abaixo)



a procura pela testagem aumentou nos últimos dias. Mas, ele alerta que o atendimento no estacionamento do Teatro, porém, só acontece por agendamento.


Atualmente, no Teatro Candinha Dórea, estão sendo realizados cerca de 350 atendimentos por dia. “A demanda aumentou muito por conta dos festejos de final de ano. As pessoas estão sentindo mais forte essa segunda onda da pandemia, refletida agora no aumento no número de casos que o município já tem registrado”, disse.

O gerente explica que a pessoa que apresentar sintomas do novo coronavírus deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, através do Disque Atendimento – a listagem de contatos está publicada no site oficial da Prefeitura - para que a Ficha de Notificação seja aberta. Os profissionais de Saúde avaliam qual tipo de testagem o paciente será submetido, se teste rápido ou o RT-PCR.

“O teste rápido é indicado a partir de sete dias de sintomas da doença. Já o RT-PCR, que é aquele através do qual se faz a coleta de secreção nasal, é indicado entre o terceiro e décimo dia de sintoma, no máximo”, disse Émerson Oliveira.

Depois de entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica e abrir a notificação, procede-se a avaliação clínica da pessoa, sobre se ela tem condições de se dirigir até o local de testagem, para realização do exame.

As testagens do tipo RT-PCR acontecem às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8 às 11 horas. Já os testes rápidos são feitos das 13 às 16 horas. O gerente da Vigilância Epidemiológica salienta que os testes são realizados apenas em pessoas que já receberam retorno, com horário marcado, depois de agendamento na Vigilância.

A Vigilância realiza o teste no domicílio daqueles pacientes que não podem ou não têm condições de se dirigir ao teatro ou estejam acamados. Os biomédicos e os enfermeiros se deslocam para realização do exame.

As Unidades Básicas de Saúde também realizam testes rápidos em quem estiver com pelo menos sete dias com sintomas da doença. Nesse caso, não é necessário entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, já que o contato direto pode ser feito com a UBS mais próxima de sua residência para solicitar abertura da Ficha de Notificação e realizar o teste rápido.

UNIDADES COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde começou o atendimento, entre 16 e 22 horas, de segunda a sexta-feira, de pacientes Covid-19 confirmados e suspeitos no Centro de Saúde José Maria de Magalhães (antigo Sesp) e Unidade Básica de Saúde José Édites dos Santos, no Bairro São Caetano. A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, esclarece que a estrutura montada atende exclusivamente a pacientes com sintomas da doença.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito