i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Primeira etapa do Projeto Unidos Pelo Diabetes em Ação é finalizada em Itabuna


Mais de mil pessoas foram atendidas na primeira etapa do Projeto Unidos Pelo Diabetes em Ação, no Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC), na quinta e sexta-feira, dias 4 e 5. O evento foi realizado pelo Hospital Beira Rio com apoio da Prefeitura de Itabuna.

(Assista o Vídeo Com Ton Ribeiro no Lançamento da Campanha, Click Abaixo)






Os exames do fundo de olho, com um equipamento de última geração e telemedicina, e do pé diabético alcançaram 1.200 pacientes pré-selecionados nos quatro módulos da Atenção Básica pelos Agentes Comunitários de Saúde.



 
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, os pacientes que, já são atendidos pela rede pública nos módulos de saúde, foram mapeados para o agendamento das consultas. “Atendemos as pessoas em dois dias. Tudo com hora marcada para evitar aglomeração”, afirmou.



De acordo com coordenador do Mutirão do Diabetes e presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, médico Rafael Andrade, “essa etapa é um passo importante para a detecção dos casos que necessitam tratamento e acompanhamento. O diabetes é uma doença silenciosa, em que a prevenção e o atendimento adequado podem evitar graves danos à saúde dos pacientes”.

 


O evento está na 17º edição e esse ano teve o suporte de uma tecnologia avançada com inteligência artificial. Pela primeira vez,  o exame do fundo de olho dos pacientes foi realizado com um aparelho desenvolvido em São Paulo que na mesma hora dá o resultado de alteração na retina, a parte do olho responsável pelo sentido da visão.

Cerca de  150 voluntários prestaram os serviços à comunidade, incluindo pessoal médico e de enfermagem da atenção básica.  A segunda etapa da ação vai acontecer no próximo dia 20, no Hospital Beira Rio para aqueles pacientes que apresentem complicações na retina por causa do diabetes. Além do novo formato, por conta da pandemia do novo Coronavírus, os participantes tiveram a temperatura medida e usaram máscaras protetoras.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito