i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Baixa procura por vacina em Itabuna e sarampo preocupam autoridades de saúde


As autoridades de saúde de Itabuna estão preocupadas com a baixa procura por vacinas nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e o aparecimento de possíveis casos de sarampo no município. Segundo a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Britto, a cidade registrou menos de 30% de imunização em crianças, principal público alvo da campanha. “Quanto mais pessoas deixam de se vacinar, maiores os riscos do vírus voltar à ativa”, alerta. 

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



Ela informa que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que só nos dois primeiros meses deste ano os casos da doença aumentaram em quase 80% em todo o mundo ante o mesmo período do ano passado. 


“É preocupante, porque o sarampo é uma doença infectocontagiosa e que pode ser prevenida com a vacina”, reforça. A coordenada da Rede de Frio acrescenta que a doença enfraquece o sistema imunológico e deixa o paciente mais suscetível a outros tipos de doenças como pneumonia e diarreia, meses depois da infecção.    

Camila Brito contou que o Ministério da Saúde já tem uma campanha para atender os trabalhadores da saúde, como um público específico e crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos para corrigir essas lacunas vacinais. 

Lembra que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família e que a dose, além de gratuita  a vacina pode ser aplicada de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas   

“É preciso que pais e responsáveis se conscientizem sobre a importância da segunda dose de reforço da tríplice viral, que protege não apenas do sarampo, mas também de caxumba e rubéola. Só assim será possível garantir o aumento do anticorpo e a eliminação do vírus em circulação em nosso município”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito