i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Dia Municipal de Conscientização sobre Fibromialgia, Pacientes são Homenageados


Nessa quinta dia 12/05, foi celebrado o  Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento a Fibromialgia. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna - SMS, junto a Associação dos Fibromiálgicos de Itabuna e Região (AFIR), realizou uma solenidade para homenagem simbólica aos pacientes no auditório da SMS. estiveram presentes os vereadores Dando Leone e Israel Cardoso. Na oportunidade, 20 pacientes assistidos pelo município e associados à AFIR foram convidados para representar a comunidade fibromialgica. Além de homenagens, aconteceu também, a entrega de 20 carteirinhas de atendimento preferencial aos pacientes. 

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)






A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor muscular generalizada, acompanhada de fadiga e alterações do sono,  memória e  humor.  Por meio do Decreto de nº 2.550, de 12 de julho de 2021, pessoas acometidas pelas doenças ganharam o direito a emissão da carteira que identifica os portadores para que tenham direito ao atendimento preferencial nos diversos estabelecimentos comerciais, de serviços, públicos, etc.

Nesse sentido, de acordo com o Decreto, o direito ao atendimento prioritário terá a mesma obrigatoriedade que já acontece com os idosos, gestantes e deficientes. A partir deste mês, os pacientes já terão atendimento preferencial garantido em Itabuna mediante apresentação da carteirinha. O pedido para emissão da carteira acontece na Policlínica Municipal 2 de Julho apresentando os documentos RG, CPF, foto 3x4, comprovante de residência, laudo médico e telefone para contato. 

No evento estiveram presentes além dos pacientes, representantes da Secretaria de Saúde por meio dos Departamentos da Média e Alta Complexidade, e da Atenção Primária,  da AFIR, do INSS e da Câmara de e demais participantes.

1 comentários:

Anônimo disse...

Amém pois é uma conquista justa

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito