i

i

pmi

câm

câm

itac

itac

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Dia Municipal de Conscientização sobre Fibromialgia, Pacientes são Homenageados


Nessa quinta dia 12/05, foi celebrado o  Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento a Fibromialgia. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna - SMS, junto a Associação dos Fibromiálgicos de Itabuna e Região (AFIR), realizou uma solenidade para homenagem simbólica aos pacientes no auditório da SMS. estiveram presentes os vereadores Dando Leone e Israel Cardoso. Na oportunidade, 20 pacientes assistidos pelo município e associados à AFIR foram convidados para representar a comunidade fibromialgica. Além de homenagens, aconteceu também, a entrega de 20 carteirinhas de atendimento preferencial aos pacientes. 

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)






A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor muscular generalizada, acompanhada de fadiga e alterações do sono,  memória e  humor.  Por meio do Decreto de nº 2.550, de 12 de julho de 2021, pessoas acometidas pelas doenças ganharam o direito a emissão da carteira que identifica os portadores para que tenham direito ao atendimento preferencial nos diversos estabelecimentos comerciais, de serviços, públicos, etc.

Nesse sentido, de acordo com o Decreto, o direito ao atendimento prioritário terá a mesma obrigatoriedade que já acontece com os idosos, gestantes e deficientes. A partir deste mês, os pacientes já terão atendimento preferencial garantido em Itabuna mediante apresentação da carteirinha. O pedido para emissão da carteira acontece na Policlínica Municipal 2 de Julho apresentando os documentos RG, CPF, foto 3x4, comprovante de residência, laudo médico e telefone para contato. 

No evento estiveram presentes além dos pacientes, representantes da Secretaria de Saúde por meio dos Departamentos da Média e Alta Complexidade, e da Atenção Primária,  da AFIR, do INSS e da Câmara de e demais participantes.

1 comentários:

Anônimo disse...

Amém pois é uma conquista justa

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito