i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Lula visita Ilhéus nesta 6ª feira para assinar ordem de serviço da ferrovia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá a Ilhéus nesta sexta-feira (10) para assinar a
ordem de serviço referente à construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração
Oeste-Leste (Fiol), que vai de Ilhéus à Caetité, no oeste baiano. Prevista para começar
às 14h30min no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na avenida Soares
Lopes, a solenidade marca a última visita de Lula à cidade antes do término de seu
segundo mandato no dia 31 deste mês. O evento deve contar com a presença do
governador Jaques Wagner, do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do
presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves, e do prefeito Newton Lima,
além de senadores, deputados e prefeitos dos municípios que compõem a área de
influência da obra.

Além do trecho Ilhéus/Caetité, cuja obra deve começar em janeiro do próximo ano,
somando 530 quilômetros de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que já
conta com licença ambiental expedida pelo Ibama, terá a sua implantação dividida em
mais duas fases: Caetité/Barreiras/São Desidério, com 413 quilômetros, e Barreiras/São
Desidério a Figueirópolis, no Estado do Tocantins, com mais 547 quilômetros. Dividida
em sete lotes, a obra deve ser concluída no final de 2012 com investimentos totais de
R$ 4,198 bilhões, recursos alocados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
do governo federal.

A ferrovia, que integra um complexo intermodal formado por porto, aeroporto e novos
acessos rodoviários, dinamizará o escoamento da produção da Bahia, através de ligação
do estado com outros polos do país. A ferrovia ligará as cidades baianas de Ilhéus,
Caetité e Barreiras a Figueirópolis, localizada no estado do Tocantins. Com isso, será
formado um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da
Tulha, abrindo ainda uma nova alternativa de logística para portos situados no norte do
Brasil e que são atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.

Vantagens - Entre as vantagens previstas com a construção da Ferrovia de Integração
Oeste-Leste para a Bahia estão a redução de custos do transporte de insumos e
produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a
possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios,
aproveitando estrategicamente sua conexão com a malha ferroviária nacional.

Por outro lado, a ferrovia promove a dinamização das economias locais, alavancando
novos empreendimentos na região, com aumento da arrecadação de impostos, além
de geração de cerca de 30 mil empregos diretos. Ele deve fomentar o desenvolvimento
agrícola do oeste do estado, cuja previsão é de produção de 6,7 milhões de toneladas
em 2015. Os principais produtos a ser transportados são soja, farelo de soja e milho,
além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito