i

i

.

.

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Justiça autoriza casamento entre duas mulheres

A Justiça de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, homologou a conversão de uma união estável entre duas mulheres em casamento civil. Essa é a segunda decisão do tipo no Estado, a primeira envolvendo o relacionamento homoafetivo entre duas pessoas do sexo feminino. No fim de junho, ocorreu o primeiro casamento gay do país entre dois homens, em Jacareí, no interior do Estado.

As duas mulheres que viviam juntas há sete anos recorreram à Justiça após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que afastou a aplicação de um artigo do Código Civil que admitia a união estável apenas entre pessoas de sexos diferentes. Apesar desse posicionamento da Suprema Corte, o Ministério Público se manifestou contrariamente ao pedido.

A decisão afirma que o artigo 1.514 do Código Civil expressamente prevê que “o casamento se realizará no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vinculo conjugal”, mas que a própria Constituição não faz tal exigência. “Por derradeiro, repita-se que o comando emanado pelo E. Supremo Federal é claro: à união estável entre as pessoas do mesmo sexo devem ser aplicadas as mesmas regras e consequencias da união estável heteroafetiva".

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito