i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




A ORIGEM POLÍTICA DE ITABUNA


A cidade de Itabuna é reconhecida pelo seu comércio, pela sua capacidade de superação financeira e política. Itabuna já vivenciou os tempos áureos do cacau, o comércio era fomentado pela riqueza do fruto de ouro. Mercados, lojas, imprensa e a única indústria local eram ligados diretamente à cultura cacaueira, o desenvolvimento da cidade foi baseado no plantio e colheita do cacauicultor.
Mas a cidade de Itabuna politicamente não é seguidora de regras e pesquisas eleitorais para eleger postulantes ao cargo de prefeito. Ano de 1992, o então atual Deputado Federal Geraldo Simões (PT), era tido como carta fora do baralho, figurava como terceiro colocado na disputa municipal.
O líder nas pesquisas era o então ex-prefeito Ubaldo Dantas (PSDB, PPS e PRN) coligação “Dias Melhores Virão”, com 40% das intenções de voto, o segundo colocado era o também ex-prefeito Oduque Teixeira (PFL, PTB e PSD) da coligação “Tudo Por Itabuna”, apoiado pelo gestor à época Fernando Gomes e pelo chefe político na Bahia ACM, mas o eleito foi Geraldo Simões (PT, PSB) coligação “Vamos Renovar Itabuna”.
Mas o munícipe grapiuna não se contenta com o que lhe é oferecido como verdade, como única via de escolha política. Nessa eleição o itabunense está em uma situação antes não vivida, não existe nesse pleito a terceira via, um terceiro grupo para que possa se fazer a escolha.
Os prefeituráveis das grandes legendas, Juçara Feitosa (PT), Vane (PRB) e Azevedo (DEM) representam grupos partidários que há mais de vinte anos disputam o poder político local. Azevedo é oriundo do grupo carlista, antigo PFL, Vane era do PT e Juçara é a atual candidata do partido, ou seja, não há novidade, não existe a escolha que irá surpreender. Todos vieram de um mesmo caminho, de uma mesma ideologia e assim seguirão.
A história política de um povo é marcada pelo ápice, com grandes feitos e desenvolvimento social, derrotismo ao centralizar decisões e engessar a máquina pública, e a renovação ao descentralizar esse poder discutindo soluções eficazes para o município e ressurgindo novos nomes no cenário público

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito