Na Semana Nacional do Deficiente (21 a 28 de agosto), o Centro
Psicopedagógico de Educação Inclusiva (Cepei), vinculado à Secretaria
Municipal de Educação (SEC) de Itabuna,
apresentou as diversas habilidades físicas, artísticas e funcionais dos alunos portadores de algum
tipo de deficiência: auditiva, visual e dificuldade de aprendizado. Os
pais também participaram das atividades, com exposições de trabalhos
artesanais produzidos em oficinas e apresentação de um coral que
emocionou alunos, professores e promotores da Educação Inclusiva.
“Valorizando as diferenças, superando limites” foi o tema da 5ª
Mostra de Arte do Cepei, realizada na segunda-feira (27), no Centro
de Cultura Adonias Filho, conduzida por crianças, jovens e adultos na
apresentação de dança, coral, jogral, teatro e música, destacando a busca
pelos direitos à igualdade e à acessibilidade.
De acordo com a coordenadora geral da Educação Especial, Milene
Dantas Santos, a mostra esteve voltada para a apresentação dos avanços
obtidos com a autonomia dos alunos, que foram observados no primeiro
semestre deste ano. “A ideia é incluir o aluno deficiente na sociedade
para que ele possa ter condições de interagir com o outro”, esclareceu a
coordenadora.
A promoção familiar é uma das metas do centro, com o objetivo
de fortalecer o vínculo entre os pais, alunos e os profissionais que os
assistem. O pai de João Paulo Bonfim, de 16 anos, Antônio Mendes
Bonfim, integra o grupo de Coral dos Pais e credita a evolução e
desenvolvimento das habilidades de seu filho ao alto nível do atendimento
do Cepei. “É um trabalho feito com amor e respeito, e onde todos são
tratados de forma igual”, declarou.
O secretário de Educação, Gustavo Lisboa, comemorou o alto
desempenho do Cepei, que funciona desde 2006. Segundo ele, além do
centro, as escolas já recebem alunos com deficiências diversas, contando
com o apoio de recursos específicos que auxiliam no aprendizado.
“Ao longo de 18 meses, 14 salas multifuncionais foram instaladas
com recursos para atendimento aos deficientes (jogos, softwares e
equipamentos específicos). Isso representa a essência da Educação
Inclusiva, fazer com que os alunos tenham uma relação social, atentando
para as suas especificidades”, declarou.
O Centro Psicopedagógico de Educação Inclusiva atende atualmente
600 pessoas nas áreas de inclusão digital, psicopedagogia, fonoaudiologia,
psicologia, psicomotricidade, musicalização e acolhimento familiar, de
segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
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