i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Bastam seis ministérios, Presidente Dilma!


Entrevista de empresário tende a ser inútil por natureza. Falam de seus interesses, e só. Quando posam de patriotas, então, sinto calafrios. Mas o megacapitalista Jorge Gerdau, que está à frente da Câmara de Políticas de Gestão da Presidência da República, presta um grande serviço à nação quando diz que "a burrice de criar ministérios chegou ao limite".
De vez em quando, alguém precisa dizer obviedades. A tendência é que fiquemos anestesiados diante de tanta bandalheira. Temos receio de parecer ridículos repetindo o que todo mundo já sabe. E se tem algo absolutamente indiscutível é que o Estado brasileiro não suporta mais acomodar a ganância dos partidos políticos por cargos.
Gerdau diz, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que deveríamos ter "meia dúzia de ministérios". Algo bem longe dos 39 da gestão Dilma, com seus 20 mil cargos de confiança. Duvido que algum cidadão, por mais esclarecido que seja, consiga lembrar o nome de metade dessas pastas.
Deve ser um recorde mundial. Negativo, claro. É inadministrável um bagulho desse tamanho. Nem mesmo uma centralizadora como a presidente consegue dar conta de tanta gente inútil. Não é possível nem mesmo agendar reuniões mensais com tantos ministros e secretários.
Chegamos ao limite, é fato. Esse modelo está esgotado, sem trazer nenhum benefício. É oneroso, corrupto, ineficiente e, sobretudo, estúpido. Só que, para desarmar essa bomba, seria preciso mudar radicalmente o paradigma da administração pública deste País. Vambora?

Se Dilma seguisse o conselho de Gerdau, a gratidão do povo seria tanta que ela se reelegeria no primeiro turno, com eleitores indo às urnas aos prantos. Pra que apoio de partidos se você tem a população ao seu lado? É um raciocínio angelical, eu sei, mas não custa sonhar um pouco.
Meus seis ministérios imprescindíveis são: Planejamento, Saúde, Educação, Infraestrutura e Defesa. Sei que ainda falta um, mas esse eu vou guardar de presente para o PMDB. Eu posso ser bobo, mas não sou burro.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito