Mil alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, acompanhados de seus professores, assistirão nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8, a exibição do documentário “Memórias do Rio Cachoeira”, no Centro de Cultura Adonias Filho. A iniciativa da Secretaria da Educação (SEC) ao viabilizar a participação dos estudantes no evento visa prepará-los para a Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, marcada para o próximo mês de setembro.
Lançado pelo Núcleo de Produções Artísticas e Panorâmica Produções e dirigido por Victor Aziz, o documentário tem duração de 60 minutos e trata da história do Rio Cachoeira, a partir da diversidade de representações culturais presente nas personagens que constroem a imagem do rio e da cidade de Itabuna. Por meio das linguagens poesia, música e cinema, o Projeto Memórias do Rio Cachoeira destaca temas como água, sociedade, gestão de recursos hídricos, meio ambiente, política e sustentabilidade.
De acordo com a secretária municipal da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, os estudantes que assistirão ao documentário fazem parte do Ciclo da Pré-Adolescência III e do Ciclo da Adolescência, público alvo da Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente. Ela ressalta que, além dos ingressos, a SEC está assegurando o translado dos estudantes entre a escola e o Centro de Cultura, onde as exibições acontecerão às 10, 14 e às 19 horas.
A exibição do documentário será marcada pela participação ao vivo da banda Manzuá tocando as canções que fazem parte do documentário. As músicas inéditas que compõem a trilha sonora do vídeo são composições dos poetas e escritores grapiúnas: Cyro de Mattos, Daniela Galdino, Firmino Rocha, Iana Carolina, Kléber Torres, Lorenza Mucida, Mither Amorim, Ruy Póvoas e Valdelice Pinheiro.
Após apresentação será aberto espaço para interação entre os professores das escolas presentes e os realizadores do projeto. O objetivo, segundo os organizadores da mostra, é fomentar a cidadania, o respeito ao meio ambiente, o interesse pela leitura em geral e literária, audiovisual, geopolítica, história, estética e ecológica.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito