A Secretaria Municipal da Educação e o Centro de Saúde Auditiva de Itabuna (Cesai) começam a desenvolver, este mês, o Projeto Quem Ouve Bem Aprende Melhor, que prevê a concessão do dispositivo denominado Sistema de Frequência Modulada Pessoal (FM), visando melhorar a qualidade da audição dos alunos usuários de aparelhos de amplificação sonora. O objetivo é a elevação do nível de aprendizagem entre os alunos com deficiência auditiva, atendidos nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna.
A iniciativa, que está sendo implementada em parceria e com recursos do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi discutida na manhã desta quarta-feira, entre os representantes da Secretaria da Educação e diretores do Cesai, instituição responsável pela triagem, prescrição e dispensação do procedimento. Serão atendidos pelo programa estudantes com idade entre 04 a 17 anos. Além dos alunos das escolas públicas municipais, também serão beneficiados estudantes da rede particular de ensino.
A secretária municipal da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, explicou que inicialmente os pais e/ou responsáveis pelos alunos com deficiência auditiva e usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual e/ou Implante Coclear devem procurar a direção de suas respectivas escolas, o mais breve possível, para que a unidade escolar possa intermediar o atendimento junto ao Cesai. Além da concessão do dispositivo, o Centro de Saúde Auditiva está encarregado pelo treinamento dos pais e dos professores.
Dinalva Melo ressalta que além destes estudantes que já são usuários de aparelhos ou implantes, o Projeto do Cesai irá também identificar o perfil audiológico de crianças e adolescentes das escolas municipais, visando detectar alunos com alterações auditivas para posterior encaminhamento para exames mais detalhados, que poderão indicar a necessidade, ou não, do uso de aparelhos com o Sistema FM.
“Hoje, a deficiência auditiva acarreta sérios prejuízos à aprendizagem escolar, principalmente as aspectos como leitura, escrita e apreensão dos conteúdos, dificultando além do acompanhamento da rotina escolar a interação dos alunos com os demais membros da comunidade escolar. Esperamos que a partir da implantação deste projeto estes estudantes possam avançar nestes aspectos”, frisou Dinalva.
Sistema FM
Composto de transmissor com microfone para captação do sinal por Frequência Modulada (FM) e receptor com adaptação para entrada de áudio do AASI ou IC, o Sistema de Frequência Modulada Pessoal (FM) é utilizado em conjunto com o aparelho auditivo e/ou implante coclear reduzindo significativamente as interferências em ambientes ruidosos, reverberantes (com eco) ou quando a fonte sonora está distante.
O Sistema FM é composto por duas partes: um transmissor que capta o sinal da fonte sonora e o envia, sem fio para um receptor acoplado ao aparelho auditivo ou implante coclear. O uso do aparelho melhora a inteligibilidade da fala, aumentando, aproximadamente, 36% em crianças o reconhecimento da fala no ruído. O transmissor também pode ser conectado em equipamentos eletrônicos como TV, iPOD, MP3 e Celular.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito