Teve um saldo bastante positivo para a comunidade a realização do 1º Encontro de Capacitação para Cuidadores de Dependente Químicos realizado pela Comunidade Renascer em parceria com a Prefeitura de Itabuna.
“Esse encontro superou nossa expectativa, já que a procura foi muito intense”, disse a coordenadora geral da Comunidade Renascer, Maria Aparecida Magalhães Leite, durante a solenidade de encerramento na tarde de sábado, quando anunciou um segundo módulo de maneira ampliada no próximo ano.
Iniciado sexta-feira no Teatro Zelia Lessa, o evento contou com a participação de 150 pessoas que tiveram palestras, depoimentos, orientações e apresentações musicais entre as atividades desenvolvidas. “Queremos orientar e preparar pessoas para trabalhar na área do combate à dependência química. E para àqueles que já trabalham nessa área, garantir o aperfeiçoamento desses cuidados”, afirma Cida Leite
A enfermeira e professora do curso de Reabilitação de Dependentes Químicos da Unime – Pronatec, Thaine Lisboa Santana, destaca que a validade do encontro não se limita somente para as pessoas que trabalham nesse seguimento nas comunidades terapêuticas, mas para todos que querem colaborar com essa realidade nacional de pessoas que convivem com o sofrimento diário e contínuo do consumo de drogas. “ O evento aponta novos caminhos para a questão das drogas”, resumiu.
“Esse contato direto com a experiência do nosso próximo faz com que aquelas pessoas que não têm uma vivência com os problemas adquiridos, a partir do consumo de drogas, possam orientar-se através dos depoimentos de pessoas que viveram essa experiência negativa”, diz Thaine.
A coordenadora do Renascer, Maria Aparecida Leite, completa que a intenção é que encontros como o agora realizado entre na agenda de atividades do município. É um campo de estudo que não temos na teoria, mas obtivemos nesse evento com a prática direta entrando nas vidas dos ex-dependentes que participaram dos familiares e dos colaboradores.

.jpg)




0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito