O prefeito Claudevane Leite confirmou a modificação no comando da Secretaria Municipal de Saúde, com a saída do médico Plínio Adry e a chegada do bioquímico Eric Ettinger, ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia.
Ao anunciar a mudança, o prefeito destacou os avanços obtidos na área da saúde de Itabuna nos últimos 18 meses, como o aumento do número de médicos nos postos e na Policlínica. Vane lembrou que já foram reformadas e entregues dez unidades de saúde e outras nove estão sendo requalificadas, com recursos do Fundo Municipal de Saúde e do SUS.
O prefeito de Itabuna também deu destaque às melhorias conseguidas pelo Hospital de Base, que ampliou o atendimento à população local e regional com a nova emergência, reformada e ampliada no ano passado e que hoje conta médicos de plantão 24 horas todos os dias, além do aumento do número de leitos de UTI em funcionamento de três para nove. A instalação de uma usina própria para produção de oxigênio e gás medicinal também foi mencionada por Vane, que destacou a economia de R$ 840 mil por ano com o equipamento.
Reconhecendo que a atenção básica ainda tem problemas, o prefeito, no entanto, disse que os dois secretários que estiveram à frente da Saúde, Renan Araújo e Plínio Adry, procuraram dar respostas às demandas, enfrentando as dificuldades encontradas. “A Saúde estava abandonada, com postos fechados, falta de médicos e o hospital de base praticamente sucateado. Os recursos para reforma das unidades foram utilizados em outras áreas, deixando um prejuízo que hoje procuramos reparar”, esclarece Vane, informando que todos os postos que estão funcionando têm médico e foram abastecidos de medicamentos comprados recentemente.
Entre os avanços citados pelo prefeito estão o retorno do atendimento odontológico, que já funciona em seis postos de saúde e no Odontocentro; os investimentos no Hospital de Base; a requalificação das unidades de saúde; a ampliação das equipes, com a contratação de quase 300 profissionais, incluindo médicos e enfermeiros para atuar nas unidades e na Policlínica 2 de Julho, que contratou mais onze médicos e hoje coloca à disposição da população especialistas em todas as áreas; e a aquisição de quatro ambulâncias para servir aos distritos de Mutuns e Itamaracá e aos bairros mais afastados, como Ferradas e Novas Ferradas e a Roça do Povo.






0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito