Os 93 anos de fundação do PCdoB foram lembrados na sessão plenária da Câmara de Vereadores de Itabuna, nesta quarta-feira (25), pelos dois comunistas que cumprem mandato na casa: Jairo Araújo e o presidente do legislativo, Aldenes Meira. Vereadores de outras legendas, como Nadson Monteiro (PPS), Joilson Rosa (PROS) e Ailson Sousa (PRTB), também destacaram a importância do PCdoB na história do Brasil e para a construção da democracia.
Araújo, que preside o diretório comunista em Itabuna, fez um balanço histórico do partido, lembrando que o PCdoB foi criado em 1922, “por sapateiros, operários e intelectuais”. O vereador observou que, em seus 93 anos de existência, o partido viveu a maior parte do tempo na clandestinidade e perseguido. “Os últimos 30 anos são o período em que ficamos há mais tempo sob a égide da democracia”, salientou.
Tanto Araújo quanto Aldenes Meira demonstraram preocupação com o atual momento político do país. Eles criticaram o fato de que, em protestos realizados contra o governo, houvesse cartazes pedindo a volta da ditadura. “O país já enfrentou crises profundas em toda a sua história e pagou caro quando cedeu à tentação de atacar a democracia”, comentou o presidente do diretório.
Segundo Araújo, “em 1964, os defensores da ditadura diziam que o regime de exceção duraria um curto período, mas ficamos 21 anos sem liberdade, num tempo obscuro”. Aldenes Meira frisou que, em meio à crise econômica e política enfrentada pelo país, “é preciso registrar que todas as instituições funcionam plenamente”.
Presença – Além dos dois vereadores, o PCdoB de Itabuna tem o vice-prefeito Wenceslau Júnior e está presente em grande parte dos sindicatos organizados na cidade. Araújo enfatizou ainda a vinculação do partido com a reforma agrária e os movimentos estudantil e de mulheres. Segundo ele, o PCdoB tem sua política “baseada na organização do povo”.
As comemorações pelo aniversário da legenda em Itabuna foram abertas nesta terça-feira (24), com uma assembleia no Sindicato dos Comerciários. Na sexta-feira (27), a partir das 19 horas, haverá uma cerimônia no auditório da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), com um ato de recepção de novos filiados.





0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito