i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Fundação Pedro Calmon participará da Feira Universitária do Livro na Uesc



Será realizada de 26 a 29 de outubro a 3ª edição da Feira Universitária do Livro da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc),  que contará com a participação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado. A Feira terá a participação de grandes nomes da literatura e do cenário acadêmico regional e,


 para a programação literária que contará na abertura com a participação da escritora mineira, que atualmente reside na Bahia, Ana Maria Gonçalves, autora do premiado livro Um defeito de cor, além da presença da Feira de Livros e Biblioteca Móveis. As ações acontecerão na Universidade, na Biblioteca Municipal Adonias Filho e na Academia de Letras de Ilhéus  e terão como intuito articular, estimular, fortalecer e investir na região sul do estado discussões ligadas ao Plano Estadual do Livro e Leitura, o Sistema Estadual de Bibliotecas, os Centros de Memórias e os Arquivos Públicos Municipais.
 No estacionamento da biblioteca da Universidade, a programação terá ações voltadas para o público infanto-juvenil, como contação de histórias, brincadeiras com a participação do Teatro Popular de Ilhéus e do Livro Viajante, projeto de Daniella Andrade, que contará com tradução em Libras. Terá ainda oficinas de grafite, sarau de poesias e lançamento de livro infantil, além dos livros da Biblioteca Móvel, que estarão disponíveis para leitura. Com estas ações, a Fundação Pedro Calmon promoverá, em meio a toda programação, a Campanha Leia e Passe Adiante, que visa despertar de maneira lúdica o interesse pelo ato de ler; compartilhar leituras e livros e estimular a formação de uma rede de leitores, contadores de histórias e doadores de livros, potencializando as diretrizes que fundamentam a leitura como prática social. A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé também estará presente da Feira, lançando a 2º Edição da Revista digital Bahia com História e disponibilizando seu estande para que o público acesse seu conteúdo.  
 Debates - Na Universidade, a programação será de Rodas de Diálogos sobre livro, leitura e lançamentos e sessão de autógrafos, a exemplo do livro Alforria e Tratado das Veias , da escritora Rita Santana. Terá também o projeto Outras Leituras, que promoverá o encontro de quatro poetas que trabalham poemas, poesias, contos e outras formas poéticas: Edsoleda Santos (SSA), Rita Santana (SSA e Ilhéus), Antônio Oliveira e Wilson Caitano (Ilhéus e Itabuna). Os debates incluirão ainda a realização do Curso Conversando com a sua História, do Centro de Memória da Bahia, unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon, que terá como tema “Leituras do patrimônio histórico e cultural de Sul da Bahia”, que será debatido pelos professores Carlos Roberto Arléo Barbosa, Stela Dalva Teixeira (CEDOC/UESC), Ana Cláudia Cupertino, do Arquivo Público do Estado/FPC.
Os debates se estendem ainda com o Fórum Fazer literário, promovendo a Roda de Diálogo História e literatura, na Academia de Letras de Ilhéus, com a participação dos professores Robson Dantas (Uesc) e Luiz Blume (Uesc), que terão como tema “Diálogo e polêmica entre Adonias Filho e Jorge Amado em torno da história do Sul da Bahia” e “Literatura Infantil e culturas afro-brasileira e africana”, respectivamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito