i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna incentiva formação de microempreededores

Itabuna incentiva formalizações de microempreendedores
Segundo o secretário José Humberto Martins, a medida atende a uma determinação do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, defensor desde o início de sua gestão da causa do pequeno negócio como meio de inclusão socioeconômica. A decisão do governo é que núcleos da Sala do Empreendedor funcionem em espaços ocupados diariamente por trabalhadores informais, a exemplo da unidade modelo do SineBahia.

A unidade é responsável pela intermediação e qualificação de mão de obra, resultado de uma parceria firmada neste ano entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo da Bahia. É justamente no SineBahia onde o primeiro núcleo será montado, informa José Humberto.
Na unidade são atendidos, todos os dias, cerca de 200 trabalhadores. "A ideia é estimular a formalização, esclarecer os benefícios e aumentar a rede de pessoas beneficiadas pela iniciativa. Ir onde o trabalhador, de fato, está", revela José Humberto. Outro projeto , já em fase de estudo na Sictur, é a aquisição de um veículo para o atendimento em feiras livres e bairros periféricos de Itabuna. A "Sala Itinerante" está em fase de planejamento, explica o secretário.
ECONOMIA FORTE
Itabuna é uma das cidades baianas com maior número de trabalhadores formalizados, graças a iniciativas do atual governo que trabalha em parceria com o SEBRAE. Além da valorização do trabalhador, a Prefeitura aplica recursos na melhoria do comércio local, com cursos de capacitação e outras ações. Em julho, por exemplo, o governo municipal entregou a de reforma do Calçadão da Rui Barbosa, onde uma grande quantidade de pequenos empresários está instalada.
Iniciada na gestão passada, a obra ficou parada por muitos anos e foi retomada pela atual gestão. O microempreendedor Pedro Jozino dos Santos Neto, que tem uma loja de sandálias na área comercial, garante que as vendas melhoraram depois da requalificação daquela artéria comercial." Agora, o momento é outro, bem diferente de 2012", compara.
COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO
Atualmente Itabuna possui mais de 6.500 trabalhadores formalizados, contribuindo com a Previdência, gerando receita tributária e assegurando direitos ao detentor do pequeno negócio. Na noite de quinta-feira, o município oficializou sua adesão ao "Movimento Compre do Pequeno Negócio", em solenidade que aconteceu no estande do SEBRAE, na 35ª Expoita, no Parque de Exposições Antonio Setenta.
Autoridades e empresários locais vestiram a camisa da campanha que visa estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação liderada pelo SEBRAE pretende usar a força dos pequenos negócios para fortalecer a economia. "Neste momento de crise nacional é fundamental fortalecer o pequeno negócio, que é transformador e movimenta a economia da cidade", reforça José Humberto.
_________________

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito