i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Mutirão do Diabético transforma Itabuna em Cidade Azul da prevenção



Neste sábado, dia 21 de novembro,foi realizado o Mutirão do Diabético de Itabuna, que chegou à sua 11ª. edição.  Promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão acontece no HOBR e na Praça Rio Cachoeira. Na área interna do Hospital de Olhos, houve mapeamento de retina para detecção de retinopatia diabética, exame do pé diabético com triagem dos casos mais graves, exame do rim diabético com a equipe de nefrologia da Santa Casa, e tratamento a laser de retina, que terá continuidade após o Mutirão.


Na Praça Rio Cachoeira, denominada Cidade do Diabetes, foram prestados serviços de orientação e prevenção como exames de glicemia capilar para detecção do diabetes (uma campanha da Federação Nacional do Diabetes), avaliação nutricional, cuidados com o pé diabético, utilização correta da insulina, monitoramento do diabetes em casa, direitos do diabético e atividades físicas com avaliação dos pacientes.
Uma novidade foi o espaço Diabetes Kids, com atividades recreativas do Juca Kids e exames de detecção do diabetes em crianças, com a participação de equipes da  rede básica de saúde em Itabuna, que foram capacitadas numa parceria entre o Hospital de Olhos e a Secretaria de Saúde de Itabuna através do Dr. Paulo Bicalho.
Estudantes da Uesc, Unime e FTC também atuaram com ações educativas, num total de mil voluntários  atuaram no Mutirão, que teve também a presença de artistas regionais, os terapeutas do riso, banda Lordão, a Vingadora e outros.
                                               VEJA O VÍDEO
A Vingadora

O idealizador e coordenador do Mutirão do Diabético, Dr. Rafael Andrade, destaca que “esse é um evento que envolve todos os setores da sociedade organizada e que tem como foco a prevenção através da informação e orientação”. 
“É uma maneira de levar a um número cada vez maior de pessoas a maneira de conviver com o diabetes, uma das doenças que mais vítimas fazem em todo o mundo”. O Dr. Rafael lembra que as pessoas que buscaram atendimento só apresentaram um documento de identificação e que nenhum exame foi necessário que a pessoa estivesse em jejum.
Mas o ponto maior durante o mutirão Foi a presença de políticos federais, estaduais e municipais, como exemplo o prefeito Claudevane Leite e muitos de seus secretários, como o de saúde Dr. Paulo bicalho, o de esportes, Evans Maxwel, o de comunicação, Gilvan rodrigues, a de assistência Social, Pastor Francisco, do Sedur, Marcos Monteiro, de governo, Dra. Cleide assim como muitos diretores da gestão municipal.

Veja amanhã segunda parte desse evento com todas as fotos.
E....O NIVER DE GERALDO SIMÕES NO LOS PAMPAS.
O ENCONTRO DO PSDB COM AUGUSTO CASTRO.
E O MUTIRÃO DE SAÚDE DO BAIRRO Sto, ANTONIO

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito