i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




MARÇO MULHER EM ITABUNA

Não queremos chorar por mais irmãs assassinadas! Não queremos ver mulheres machucadas! Merecemos e exigimos respeito! O março mulher é um mês dedicado a abrir janelas, desafiar a sociedade a construir um novo modelo onde haja espaço para todos, sem opressão e com respeito a dignidade da pessoa humana. Não podemos evoluir vivendo numa sociedade baseada no preconceito e no status de inferioridade de uns em relação a outros. Assim, no contexto dessa realidade, as mulheres de Itabuna têm buscado aprofundar as questões da violência e das desigualdades. (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



Compõe-se de toda programação de atividades que são realizadas para divulgar os direitos da mulher, para denunciar as diversas formas de violência que sofrem, mas, acima de tudo, para unir forças, visando fortalecer a rede de atenção à mulher. Essas ações acontecem ao longo do mês e contam com o interesse e apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna (CONSEMDAMI). Dando início a esta programação, em 03 de março, foi realizado o 2º Encontro de Formação, com as conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Consemdami) de Itabuna, numa inciativa em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Em 07 de março de 2022, aconteceu o I Webinário da Mulher, promovido pela OAB Subseção Itabuna com o objetivo de discutir as questões de gênero e os fatores estruturantes e externos que favorecem a permanência da violência doméstica e familiar contra meninas e mulheres em nossa sociedade. O evento contou com a participação de diversas conselheiras do CONSEMDAMI. No dia 08 de março várias atividades aconteceram na cidade para marcar a data oficializada pela Organização das Nações Unidas e que marca a as batalhas das mulheres ao longo do tempo e hoje focada no fim do machismo e da violência. Diversas secretarias da Prefeitura de Itabuna realizaram ações, a exemplo do CRAM, bem como entidades sociais. Nesse dia, o CONSEMDAMI realizou um Ato Público “Pela Vida das Mulheres em Itabuna”, quando reuniu diversas representações sociais para chamar a atenção para o agravamento da violência, para protestar contra os casos de feminicídio e lutar pelo fortalecimento da estrutura de proteção à mulher. Na oportunidade velas e cruzes simbolizavam as vítimas de feminicídio.  

Dia 09.03.22 foi o dia de ações em prol da saúde da mulher, com iniciativa da Secretaria de Saúde, e também de atividade no CRAS Nova Ferradas, com a participação de Conselheiras do CONSEMDAMI. Em 10.03.2022 houve a live “Todo Dia é dia da Mulher”, uma realização do Grupo Yogando Itabuna, Polícia Militar da Bahia e 

Conselho da Mulher.  O Conselho da Mulher acredita ser de fundamental importância a atuação dos profissionais de comunicação no enfrentamento à violência contra a mulher. Todos que atuam na produção e apresentação, tais como repórteres, jornalistas, radialistas e outros que estão nos meios de comunicação, podem tratar das questões de violência doméstica de forma a não vitimizar as mulheres envolvidas nos casos, além de divulgarem as estatísticas, a rede de ajuda existente no município para a população. Até o final do mês de março serão realizadas diversas atividades, tais como rodas de conversas, palestras, encontros, ações de sensibilização, eventos on-line, debates em rádios de Itabuna, etc. O fundamental é reverberar essas questões e para tanto é preciso a participação de todos!

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito