i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Dezembro Vermelho- CERPAT dá continuidade às ações de combate ao HIV

                       

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar  a  testagem rápida para detectar o vírus HIV durante a campanha  nacional Dezembro Vermelho de luta contra a Aids.  Os testes são oferecidos nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e integram as ações para o diagnóstico precoce e tratamento da doença.     (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





O CERPAT atende  a 21 municípios pactuados com Itabuna no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros, até o início deste mês 145  pessoas tiveram o diagnóstico positivo para  o vírus HIV em todas as cidades atendidas pelo órgão. Neste ano, o tema da campanha é: “A  vida é mais forte que a Aids”.  

Na quinta –feira passada, dia 1), foi realizado um  Pit-Stop na  Rua Manoel Fogueira, onde fica a atual sede do  CERPAT. Os profissionais de saúde distribuíram 21.600 preservativos masculinos,  6.000 femininos e 10 mil  lubrificantes íntimos.
 
“Usar esses métodos é a forma mais eficaz de prevenção. As pessoas devem se conscientizar sobre a importância do preservativo. É necessário salientar que um diagnóstico precoce pode dar ao paciente a chance de uma vida com mais qualidade”, afirmou a coordenadora Fernanda Barros.

As ações ao longo do mês terão o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)  e dos profissionais de saúde. “ Todas as pessoas com vida sexual ativa precisam fazer os testes rápido, em especial, usuários de drogas, que compartilham seringas. Até os profissionais da área de saúde, que  muitas vezes têm contato com material perfurocortante”, orientou Fernanda Barros.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito