i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré Realizará Festa de Iemanjá

Reconhecer que as religiões de matriz africana representam a resistência da tradição, da cultura e da oralidade e ancestralidade e a dedicação de homens e mulheres que fazem essas festas se manterem sempre vivas. É com esse intuito que os povos de terreiros, com o apoio cultural da Prefeitura de Itacaré, estarão celebrando na próxima quinta-feira (2), a tradicional Festa de Iemanjá. No mesmo dia, será inaugurada na Foz do Rio de Contas, a estátua da Rainha do Mar de autoria do artista plástico ilheense Goca Moreno. O monumento possui cerca de 2 metros de altura. De acordo com a programação, as homenagens a Iemanjá começam logo cedo, às 5 horas da manhã, com a tradicional alvorada e o padê de Exu. Seguindo com a cerimônia de inauguração da estátua de Iemanjá  às 10 horas.
(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo) 


Às 13 horas será o encontro dos terreiros na Praça do Fórum para darem início ao cortejo. Às 14 horas será iniciada a cerimônia religiosa com a realização do Xirê na Praça do Canhão. Às 16 horas será a vez da organização dos balaios, retirando da Colônia Z-18 para levar aos barcos. A saída dos barcos será às 16 horas. A festa continua às 16h30 com show ao vivo. E às 17h30 com o Samba de Terreiro.



Aprovada e sancionada pelos poderes legislativo e executivo municipal, a lei que incluiu a Festa de Iemanjá no calendário oficial de eventos religiosos e populares do Município de Itacaré, considera o evento como de fundamental importância para a valorização, divulgação, democratização e manutenção dos saberes ancestrais do culto afro-brasileiro, reunindo pessoas de todas as partes do mundo em torno de uma orixá de origem africana, contribuindo com o combate ao racismo religioso e o fortalecimento cultural do município. Além de servir como uma referência para as futuras gerações, com seus cantos e rezas ancestrais, seus toques de instrumentos sagrados e a sua forma de arrumar e de arriar as oferendas no mar para mãe de todos os orixás.


Segundo a tradição, Iemanjá é considerada como a majestade dos mares, senhora dos oceanos e sereia sagrada. Iemanjá é a rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares e protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito