i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




SINDIACS/ACS festeja 20 anos e comemora vitórias na saúde pública em Itabuna

Uma solenidade festiva na manhã desta quarta-feira, dia 17, no Teatro Municipal Candinha Dória, contando com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), marcou as comemorações dos 20 anos de fundação do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SINDIACS/ACE). Segundo o prefeito, mesmo tendo dificuldades financeiras, a gestão avançou no apoio aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias. “Junto com  a Câmara Municipal de Vereadores vamos construir, com vocês, a Lei de Incentivo ao trabalho desenvolvido. 

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



Sei que vocês trabalham dia e noite para atender a quem mais precisa. Parabéns ao sindicato”, afirmou.

Para a presidente do SINDIACS/ACE, Zilar Portela, o aniversário da entidade sindical não significa apenas uma data comemorativa, mas sim duas décadas de lutas, vitórias e grandes conquistas para as duas categorias e para a comunidade que sempre pode contar com profissionais comprometidos com a saúde da população.  


“Nosso sindicato é regional, mas é uma referência nacional pelo modelo de luta que desempenha nas atividades diárias dentro das comunidades”, afirmou a sindicalista. Ela diz que a categoria tem avançado muito, principalmente no que diz respeito aos seus direitos.

 

Cita como exemplos de vitória, a aposentadoria especial (embora ainda falte a regulamentação), e ainda o piso de dois salários mínimos como salário-base e o tíquete-alimentação, concedido ano passado pelo prefeito Augusto Castro.  “A luta não para nesses quesitos, ainda temos muito que avançar”, garante Zilar.

 

Ela explica que o novo modelo do Ministério da Saúde considera a desprecarização da atividade dos agentes Comunitários e de Combate às Endemias uma política de governo, cujo objetivo é a busca de alternativas pactuadas entre gestores e trabalhadores para a superação dos problemas decorrentes desse processo do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Neste ano ainda, a sindicalista diz que junto com a Confederação Nacional dos Agentes de Saúde já foi dada a largada para a formalização da Frente Parlamentar em Brasília, em defesa e fortalecimento das categorias. Segundo ela, depois da Emenda Constitucional que garantiu a política salarial justa, o SINDIACS/ACE tem muitas outras batalhas e uma delas é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito