i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeitura fiscaliza via para coibir descarte inapropriado de lixo e entulho


A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), começou a operação de vigilância na Avenida Fernando Gomes (Volta da Cobra), que interliga o Hospital de Base aos bairros Manoel Leão e Urbis IV. Tal medida visa coibir o descarte de resíduo em local indevido, além de inibir a poluição atmosférica com a queima do lixo. Apesar de o lixão ter sido desativado em maio de 2021 e de ser proibido, algumas pessoas, incluindo motoristas que fazem carreto continuam poluindo aquela via marginal. De acordo a Lei Municipal nº 2.195/2011, que estabelece a Política Ambiental e consolida a sua legislação mediante a instituição do Código Ambiental 

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)





e do Equilíbrio Ecológico do Município de Itabuna, a multa pode chegar até R$ 50 mil para quem faz o descarte inapropriado de lixo e entulhos em locais de preservação ambiental ou não, sob pena de contaminação do lençol freático ou corpos d’água.


Segundo o diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa, diversas denúncias a respeito dessa atividade têm sido recebidas. Na última ação de fiscalização, foi identificada uma grande quantidade de materiais descartados por grandes geradores de resíduos, como por exemplo: supermercados.


A população pode colaborar denunciando pelos canais de atendimento no site da Prefeitura de Itabuna e também pelo telefone (73) 3214-1452, no horário de expediente entre 8 e 14 horas, de segunda a sexta-feira, ou ainda pelo 153 ao Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal, de plantão 24 horas.


Com o apoio do GOPA, Biosanear, Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), através da Diretoria Operacional de Limpeza Públicas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai estender a fiscalização por toda a cidade.


Recentemente, a ação integrada foi executada com êxito em um Plano-Piloto na Avenida Roberto Santos, entre os bairros Pedro Jerônimo, Zizo e Conceição, no mês de maio passado, quando foi eliminado ponto viciado de lixo. No local, foi realizado  o plantio de mudas, paisagismo de vegetação e instalação de lixeiras, fabricadas com materiais reciclados pela própria Diretoria Operacional de Limpeza da Prefeitura de Itabuna.


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito