i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura de Itabuna abre Chamada Pública para fornecimento de merenda escolar

Agricultores, empreendedores familiares rurais ou organizações interessadas em fornecer gêneros alimentícios para a merenda escolar da Rede Municipal de Ensino devem fazer o credenciamento até o dia 7 de agosto no Setor de Licitações da Prefeitura de Itabuna. A unidade da Secretaria de Gestão e Inovação funciona no 2º andar do edifício Jequitibá Trade Center, na Avenida Aziz Maron, nº 1.067das 9 às 14h, de segunda a sexta, excepcionalmente até quinta nesta semana em decorrência do feriado de 28 de julho, Dia da Cidade.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é responsável por elaborar o alimento que é servido nas unidades escolares da Secretaria Municipal da Educação. 

A Resolução nº 06, de 8 de maio de 2020, do PNAE, trouxe a obrigatoriedade da oferta de frutas in natura aos alunos duas vezes na semana e o consumo de verduras e hortaliças três vezes na semana.

 

“A ideia é oferecer uma refeição que ajude no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Essa exigência também é resultado de um cenário nacional em que temos ao mesmo tempo crianças com sobrepeso, obesidade, desnutrição e carências nutricionais”, disse a nutricionista Jamile Marinho Brasil. 

 

 As novas diretrizes do PNAE também determinam a redução da oferta de alimentos com açúcar e produtos ultraprocessados. “No âmbito do PNAE está restrita a oferta de açúcar para crianças menores de três anos”, afirmou Jamile.

 

Segundo ele, os municípios têm a obrigatoriedade de comprar no mínimo 30% da agricultura familiar, o que é uma forma de incentivo ao desenvolvimento local e de estimular a produção dos agricultores. “Além disso, reforça o aspecto cultural da região, já que a aquisição desses produtos hortigranjeiros no município se torna um hábito alimentar”, ressaltou Jamile Brasil.

 

Desde 2021, a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) cumpre as resoluções do PNAE com a aquisição de produtos para a Rede Municipal de Ensino de agricultores familiares e do pequeno produtor e de suas associações rurais. A Chamada Pública n°. 003/2023, teve Aviso republicado na edição desta segunda-feira, dia 24, do Diário Oficial do Município na versão eletrônica.


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito