i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




SEAGRIMA ministra Curso de Nivelamento do GOPA da Guarda Municipal de Itabuna

 

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), a convite do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Itabuna (GOPA) participou do 1º Curso de Nivelamento. Foram abordados temas sobre educação ambiental e sobre o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), estrutura como o órgão funciona, seus objetivos e finalidades. Além disso, as reuniões são realizadas por meio virtual e seguem toda 2ª  terça-feira de cada mês. Outro assunto importante explicado pela técnica administrativa Calin Bahia, foi sobre a atual legislação municipal com o advento do encerramento do lixão pela administração do prefeito Augusto Castro (PSD) em 2021, através do Decreto nº 14.714/2021.

 (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)






Além disso, foi abordado o Programa do Selo Verde Amigo do catador e da coleta seletiva, bem como o Decreto nº 14.795 que versa sobre a coleta seletiva e sua destinação através das associações e agentes ambientais, e por fim, o Decreto nº 14.713 que aborda sobre a separação de resíduos em órgãos públicos e a sua correta destinação.




 

Já o fiscal ambiental Eder Pinho falou sobre a Lei nº 2.195/2011que trata da Política Ambiental do Município de Itabuna. Foi destacado ainda sobre os fundamentos e princípios norteadores dessa norma, bem como o os principais tipos de poluição no solo, subsolo e da água.

 

A necessidade de se combater a degradação do solo através do uso indevido e da movimentação de terras em área de proteção ambiental, como as margens de rios, topo e sopé de morro também foi discutida. Além da poluição da água e do ar, através das emissões de gases e ruídos acima do permitido por lei.

 

Na sequência, foi explicitado o processo de notificação e advertência dos crimes ambientais e sobre o correto preenchimento do auto de infração, sinalizando a importância de referenciar os artigos e incisos estabelecidos pela Lei Ambiental em vigor.

 

Também foi explicado o processo de enquadramento e licenciamento ambiental na Lei nº 2.195/2011 e na Resolução CEPRAM nº 45.579/2018, sobre as atividades realizadas pelos empreendimentos que apresentam potencial poluidor e que necessitam de Licença Ambiental para o funcionamento.

 

Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, a parceria entre os órgãos da prefeitura para que as ações sejam mais alinhadas possível só traz benefício aos itabunenses, pois o Meio Ambiente é um tema sério que deve ser colocado em prática para evitar danos maiores à população.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito