i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Serviços auditivos gratuitos beneficiam alunos da Rede Municipal de Ensino de Itabuna

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio de ação conjunta das secretarias municipais da Educação e Saúde, está realizando um projeto que tem melhorado a saúde e a qualidade de vida dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Denominado “Quem ouve bem aprende melhor”, o projeto foi desenvolvido pela equipe técnica do o Centro Especializado em Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI). “Atualmente em todas as áreas é dado grande enfoque na prevenção.  Sabendo que há uma grande incidência de crianças com deficiência auditiva na rede escolar a detecção o mais cedo possível deste tipo de alteração é fundamental
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



 para minimizar suas possíveis seqüelas”, diz a introdução do projeto que integra o Programa Saúde na Escola (PSE) que contempla 13 ações desenvolvidas nas escolas e uma das quais a Saúde auditiva.




Para colocar em prática esta ação, foi firmada uma parceria com o Centro Especializado em Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI), responsável pela triagem com os alunos com idade acima dos 7 anos. Depois, são encaminhados ao otorrinolaringologista, profissional médico especializado no diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.





“São os atendentes que encaminham a criança para a consulta. E, se precisar usar aparelho auditivo, também providenciam”, informa o professor Manassés de Oliveira Moreira, gerente-técnico Pedagógico da Educação para Saúde Escolar e do Programa Saúde na Escola (PSE).


A audiometria tem o objetivo detectar qualquer necessidade de uma consulta especializada com um otorrinolaringologista. Até agora, foram identificados 12 alunos com perda auditiva, realizadas 2.274 audiometrias e emissões otoacústicas, 2.019 avaliações diagnósticas em pelo menos 30 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.


Nos últimos dias, quatro escolas municipais já receberam a visita dos profissionais do CESAI: Pedro Lemos e Plínio de Almeida, no Lomanto, Instituto Municipal Teosópolis, no Conceição, e Instituto de Educação  Infantil Lúcia Oliveira, centro. No momento a audiometria está sendo realizada na Escola Teresa Cristina Ribeiro Estrela, no Loteamento Paraíso, Bairro Parque Boa Vista.


O coordenador do PSE destacou que as ações foram determinadas pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que em março passado autorizou o Programa Saúde na Escola (PSE) para o biênio 2023/2024 na parceria entre as secretarias municipais da Educação e Saúde visando atender alunos de unidades educacionais, entre escolas e creches.


O PSE dá suporte para inserção das práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças, propiciando o enfrentamento de vulnerabilidade que comprometem o desenvolvimento das crianças e jovens.

 

Os profissionais de saúde vão às escolas da Rede Municipal de Ensino para a prática de atendimento nutricional, atualização do calendário vacinal, saúde bucal e ambiental, doenças negligenciadas, saúde auditiva, saúde ocular dentre outras. Também há palestras educativas para os alunos, pais e professores, num processo de inclusão de atividades.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito