i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré- Festival de Inverno vai beneficiar a cadeia de reciclagem e a inclusão de catadores de resíduos.

                                         

Com o intuito de preservar o ecossistema do litoral sul baiano, além de promover a educação ambiental, o Festival de Inverno de Itacaré - que acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro –, contará com as ações do Programa municipal 'Lixão Nunca Mais'. A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Meio Ambiente, e a Associação de Catadores Vitória. Objetivo: fazer o descarte correto de resíduos gerados pelo evento e a coleta de materiais recicláveis, destinando-os para as famílias que têm a reciclagem como forma de subsistência.

 (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





Antes da sanção do novo marco legal do saneamento, (Lei n⁰ 14.026/20), os dejetos não tratados ocupavam uma área de cinco hectares no antigo lixão e ameaçavam a biodiversidade e a saúde pública. Agora o local está em fase de recomposição e em compensação foram construídos uma Estação de Transbordo e o Centro de Triagem e Econegócios, onde os recicladores tem acesso a banheiros, cozinha, showroom, brechó, além de espaço para produção de artesanatos e fabricação de vassouras ecológicas com garrafas pet. "A maior vitória disso tudo não é só o fechamento do lixão, mas também dar um local digno de trabalho para os catadores", disse o prefeito Antônio de Anízio.



 

Com o Programa, Itacaré se tornou a primeira cidade a desativar um lixão em área de Mata Atlântica no Brasil. Para o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy, a ação superou as expectativas: "Cada sorriso nos rostos dos recicladores, é um sorriso em nossos rostos, também. No início foi muito difícil, mas a ideia foi ficando mais forte e as pessoas passaram a acreditar", disse.

 

Nos dias do Festival, que ocorrerá na Arena de Eventos do Km 5, em Itacaré, serão instalados Ecopontos e bags no espaço para incentivar o público a realizar o descarte de forma correta. A prefeitura, por sua vez, fará a retirada dos materiais, destinando os recicláveis para o Centro de Triagem e os não recicláveis para o aterro sanitário credenciado no município de Itabuna.


 


Com a expectativa de receber até seis mil pessoas e cerca de 16h de festa, o Festival de Inverno deve gerar toneladas de resíduos que receberão o tratamento adequado. "Fizemos outros eventos em Itacaré e sempre tivemos os catadores como parceiros. Com o apoio da prefeitura, esse cuidado ecológico fica mais forte e eficaz”, disse Guilherme Ibañes, sócio da Vila Baiana Produções, produtora do Festival.



 

 O Festival de Inverno de Itacaré contará com dois dias de programação: no dia 01/09 o público poderá curtir shows de Marcelo Falcão, Rachel Reis, Bruta Raça e DJ Wez Malora. Já no dia 02/09 Maria Gadú, Afrocidade, DelaCruz e ‘bis’ com DJ Wez Malora. O evento é uma realização da Vila Baiana Produções, com apoio da Prefeitura de Itacaré e COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito