i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Uesc promove Concurso Escolar de Fotografias do Dia da Árvore

 

O projeto Horto Florestal, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), promove o II Concurso Escolar de Fotografias do Dia da Árvore, Categoria Imagem Digital Amadora, com o tema “A minha árvore preferida”. O objetivo da competição, aberta pelo Edital Uesc nº 124/2023, é despertar a atenção dos jovens para a importância das árvores nas nossas vidas e estimular a curiosidade acerca da biodiversidade vegetal. O concurso, realizado sob a coordenação dos professores Delmira da Costa Silva, José Walter Gaspar, Larissa Corrêa do Bomfim Costa, Luiz Alberto Mattos Silva e Marcial Cotes, 
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)




com o apoio de discentes do curso de Ciências Biológicas, é aberto a instituições públicas de ensino da Educação Básica, do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ilhéus e cidades circunvizinhas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por um professor responsável até o dia 20 de agosto de 2023. Cada estudante poderá concorrer com uma única fotografia original de sua própria autoria. Cada escola pode concorrer com quantos discentes tiverem interesse em participar.

 

As dez melhores fotografias selecionadas pelo júri serão publicadas no Instagram @hortoflorestaluescA fotografia que for eleita como vencedora dará direito ao estudante autor, seu professor e a sua turma (número máximo de 40 pessoas) a realizar uma visita à Uesc, no Dia da Árvore, para percorrer a trilha interpretativa conduzida no Horto Florestal e fazer o plantio de uma espécie arbórea nativa da Mata Atlântica no mesmo local. O transporte será patrocinado pela Uesc/Proex/Projeto de Extensão Trilha Interpretativa da Matinha da Uesc, responsável pela ação.

 

A coordenadora Larissa Corrêa destaca a necessidade de incentivo a campanhas de plantio associadas à educação ambiental: “o dia em que uma criança aprende a plantar uma árvore ficará registrado eternamente na sua memória. A criação deste vínculo afetivo formará indivíduos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com as questões ambientais. Ensinar crianças a plantar árvores pode ajudar a mudar o mundo”.

 

Dia da Árvore

Comemorada no dia 21 de setembro, a data antecede o início da primavera no Hemisfério Sul. No Brasil, cada região escolheu uma árvore típica como símbolo: a região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-oeste, o ipê-amarelo, a Sudeste, o pau-brasil e a região Sul, o pinheiro-do-paraná, e o próprio nome do país foi originado de uma árvore.

 

Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta. Além da sua beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas ajudam a diminuir a temperatura, fornecem sombra, melhoram a umidade do ar, evitam erosões, formam barreiras contra o vento, além de servir de moradia e alimento para várias espécies de animais. Economicamente, as árvores também possuem importância na produção de madeira, frutos, flores e matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e uma infinidade de outros produtos.

 

Mais informações sobre a ação e a premiação podem ser obtidas no edital.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito