i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré irá comemorar 300 anos da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo

Um ano muito especial e esperado pelos itacareenses, sobretudo para a comunidade Católica, que comemora 300 anos da Igreja Matriz de São Miguel, no dia 10 de dezembro de 2023. E a população já pode ter acesso a toda programação do dia 10, que terá uma apresentação super esperada, o Padre Alessandro Campos, um ícone da música neste segmento na atualidade. O anúncio do padre na programação já deixa toda Itacaré e região com grande expectativa, já que, o Padre é muito querido por todos, independente da religião.

Programação 

(Conheça Toda Programação, Click no Ícone Abaixo)



Os festejos no dia 10 começam logo cedo, às 5h30 da manhã acontece a alvorada, às 9h a Santa Missa, que será acompanhada da Procissão. As 15h o grande show do padre Alessandro Campos, e não para por aí, às 17h mais shows com o Padre Ednaldo e convidados. Para finalizar a programação terão sorteios e homenagens, além da exibição do documentário da Uesc sobre o Museu Histórico São Miguel. 


HISTÓRIA 


Itacaré originalmente era habitada por aldeias indígenas que viviam da pesca e agricultura para subsistência. Por volta de 1530, Portugal iniciou a colonização de Itacaré, com as capitanias hereditárias. Junto com os Portugueses, vieram também os Jesuítas, estes incumbidos de demarcar o território.


Em 1720 a capela de São Miguel foi erguida pelo jesuíta Luis da Grã e assim batizando a população de São Miguel da Barra do Rio de Contas.


Itacaré só foi elevada a categoria de município quando a Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da capitania de Ilhéus, tornou Itacaré um município.


Junto com sua história, Itacaré traz diversos monumentos históricos, como a Casa dos Jesuítas e a Igreja Matriz. A igreja cujo padroeiro é São Miguel Arcanjo, que no dia 10 de dezembro completa 300 anos e tem uma rica beleza interna.


Hoje, o município também conta com o Museu Histórico São Miguel, que conta a história da igreja e da cidade, por das peças, construções, artes sacras, pinturas e muito mais. O que já mais um atrativo turismo do município. 


A HISTÓRIA CONTADA DE GERAÇÃO A GERAÇÃO 


Contam os mais antigos que eram constantes os ataques de índios a moradores e jesuítas e que por este motivo que os padres construíram um túnel ligando a igreja e a casa dos jesuítas, levando-os até as matas.


ECONOMIA 


Até meados da década de 70, Itacaré tinha como principal fonte de renda o cultivo de cacau, diversas plantações eram administradas por ricos barões do cacau, porém com a chegada da vassoura de bruxa – praga que ataca as lavouras de cacau, a cidade sofreu um grande declínio e empobrecimento, obrigando o guerreiro povo itacareense a buscar outras alternativas de subsistência, assim explorando o que é um grande sucesso até os dias de hoje e continua crescendo mais e mais, o turismo sustentável. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito