i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura de Itacaré realiza visita ao Assentamento Pancada Grande

Prefeitura de Itacaré realiza visita ao Assentamento Pancada Grande para encaminhamentos do turismo de base comunitária Um dia bastante especial esta terça-feira, 31de outubro, a Prefeitura Municipal realizou uma visita técnica no Assentamento Pancada Grande, onde está sendo desenvolvido o turismo de base comunitária. Durante as atividades foram realizadas caminhadas em trilhas até a bela cachoeira da comunidade, diálogos sobre as diversas possibilidades de fortalecimento do turismo de base comunitária e rural em Itacaré e visita ao Centro Multiuso; projeto do Governo do Estado, por meio da CAR/SDR, que contará com cozinha, escritório, espaço de produção de polpas de frutas e chocolate, além de uma loja para venda dos produtos da agricultura familiar dos assentados. (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



Para o secretário de Turismo e Cultura, Marcos Japu, proporcionar para Itacaré, para diversas localidades rurais, ribeirinhas, comunidades quilombolas, distritos e povoados, o Turismo de Base Comunitária, de certa forma é criar melhores condições de trabalho e renda, para que as pessoas possam prosperar e viver com dignidade, melhorando as condições de vida em famílias.



A visita organizada pela secretaria de Turismo e Cultura, contou também com a participação do Vice-prefeito Genilson Souza; das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Comunicação; da Sala do Empreendedor; Da CAR Regional; do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação; dos fazedores de turismo de Itacaré como a Associação de Condutores de Visitantes de Itacaré (ACVI), Ertour, Portal da Concha, Conexão Itacaré e Itacaré Adventuri, tornando assim, uma construção feita às várias mãos para impulsionamento, expansão e fortalecimento do turismo de Itacaré.


UM TURISMO DE VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIAS 



"O Turismo de Base Comunitária é uma imersão, uma experiência sensorial, uma excelente alternativa para os turistas e visitantes de Itacaré, se trata de uma reconexão com a natureza e contato com o modo de vida de outras comunidades. Envolver os fazedores de turismo nesse processo, hotéis, pousadas, receptivos, guias e condutores turísticos, nos reflete o sentimento de pertencimento de cada colaborador, foi muito gratificante e um incrível aprendizado, esse é um dos compromissos da Gestão do Prefeito Antônio de Anízio, com o desenvolvimento local e a inclusão social" ressaltou Marcos Japu.


O secretário de Agricultura, Bubu, que também é uma das lideranças e fundador do Assentamento Pancada Grande, falou da alegria das pessoas da localidade vendo tudo isso acontecer, dos benefícios que os projetos levarão e que a comunidade está se preparando para receber os visitantes. "Isso é bom para a Pancada Grande e para todas as outras regiões rurais que também terão, em breve, o turismo de base comunitária, a partir do exemplo e referência da nossa comunidade".


Ao longo da implantação do projeto a comunidade estará sendo preparada para receber os turistas, através de cursos e formações, principalmente envolvendo os mais jovens dentro deste processo. 


Elias Jacob, chefe do escritório regional da CAR, ficou encantado com as belezas e potencialidades da comunidade e, ainda, ressaltou a importância do projeto do Centro Multiuso de base comunitária. "Este projeto leva dignidade, renda e vida melhor aos pequenos agricultores. Nesta unidade eles poderão produzir polpas, chocolate, vender seus produtos e oferecer aos visitantes uma experiência incrível de vivência e bem-estar" concluiu Elias.


Dentro destas vivências é possível citar a produção do cacau ao chocolate; passando pela plantação, colheita, quebra, secagem e produção do chocolate com o fruto; entre outras experiências como a produção da farinha, a degustação de uma tapioca, produzir um azeite de dendê, e diversas outras experiências que ficarão na memória de cada visitante.


E é nesta perspectiva que o vice-prefeito Genilson Souza, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Turismo propondo a visita com várias representações do setor turístico e acrescentou: "Com o turismo de base comunitária, estamos ofertando e descentralizando o maior vetor econômico do município e dando a oportunidade para as comunidades também se beneficiarem".


Para finalizar, Liane Reis, do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação, ressaltou a inovação da iniciativa, a importância dela para a hotelaria e alimentação, assim como para os moradores e visitantes da Pancada Grande.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito